Olho biônico impresso em 3D pode ter visão sobre-humana e noturna

1 min de leitura
Imagem de: Olho biônico impresso em 3D pode ter visão sobre-humana e noturna

Cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) criaram um olho biônico impresso em 3D que poderá oferecer visão sobre-humana e noturna, conforme aponta a pesquisa publicada na Nature.

Chamado de EC-Eye, ele funciona de maneira diferente de outros modelos atuais. O sistema convencional é composto por óculos com uma câmera no centro e um computador diminuto, responsável por processar as imagens e enviá-las para um implante na retina do usuário. Em seguida, os sinais são transmitidos para o cérebro, resultando em flashes de luz e imagens não muito claras.

Já no EC-Eye, não há um sensor bidirecional. Ele conta com um modelo de retina côncava, equipada com diversos sensores de luz minúsculos, capazes de imitar os fotorreceptores humanos, que se conectam a um feixe de fios feito de metal líquido, atuando como nervo óptico.

Estrutura do novo olho artificial  criado em Hong Kong.Estrutura do novo olho artificial  criado em Hong Kong.Fonte:  HKUST/Divulgação 

De acordo com os pesquisadores, este novo olho artificial, que pode ser reproduzido em uma impressora 3D, traz grandes melhorias, capturando imagens mais nítidas. Futuramente, ele se tornará uma alternativa para restaurar a visão em quem a perdeu, além de atender até mesmo a quem nunca enxergou.

Veja o EC-Eye em ação

Nos primeiros testes, o olho biônico impresso em 3D conseguiu registrar imagens com nitidez suficiente para que pudessem ser lidas. O sistema foi instalado em frente a um computador, que exibia letras de maneira individual, como mostra o vídeo abaixo:

Apesar dos bons resultados iniciais, dando alguns passos à frente em relação aos modelos atuais, o EC-Eye ainda fica aquém do olho humano. Mas segundo os responsáveis pelo projeto, futuras atualizações no sistema poderão torná-lo capaz de superar o olho natural.

Uma das ideias é usar outros materiais em diferentes partes dele, fornecendo uma maior sensibilidade à luz infravermelha, ou seja, o usuário teria visão noturna aprimorada.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.