No Japão, mercado mobile de games já supera lucro do segmento de consoles
50
Compartilhamentos

No Japão, mercado mobile de games já supera lucro do segmento de consoles

Último Vídeo

Da próxima vez que você reclamar que a Square Enix só produz adaptações de jogos antigos para o iOS e Android ou que a Capcom restringir Breath of Fire aos celulares, leve em consideração ao fato de que, para essas companhias, essa é uma aposta muito mais certa do que trabalhar com consoles tradicionais. Um relatório divulgado pela Computer Entertainment Supplier´s Association (CESA) mostra que, no Japão, o mercado de jogos mobile já supera em muito os lucros de segmentos mais tradicionais.

Segundo a CESA, em 2013 o segmento mobile movimentou US$ 5,1 bilhões, enquanto o país registrou US$ 1,5 bilhão em vendas de console e US$ 2,5 bilhões em software vendidos para plataformas de mesa. O Nintendo DS é o líder do mercado local, responsável por 46,7% das vendas registradas, sendo seguido pelo PlayStation 3 (21,8%) e pelo PlayStation Vita (11,7%).

Entre os motivos que levaram a esse resultado estão diferenças culturais ente o ocidente e o oriente, além do fato de que aparelhos portáteis são extremamente acessíveis ao público japonês. O declínio dos consoles caseiros também pode ser atribuído à queda de popularidade da indústria local que, desde a introdução da sétima geração de consoles, têm dificuldade em arcar com os custos de desenvolvimento exigidos pelos títulos AAA.

Via TecMundo

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.