5 recursos futuristas que não veremos nos iPhones tão cedo

3 min de leitura
Imagem de: 5 recursos futuristas que não veremos nos iPhones tão cedo

O iPhone 7 vai ser apresentado oficialmente para imprensa e consumidores no dia 7 de setembro (quarta-feira).

Como já mostraram diversos vazamentos, não veremos grandes mudanças no design ou nas funcionalidades — nada que vá muito além da presença de uma câmera dupla no iPhone 7 Plus.

E para os próximos anos? Será que podemos aguardar mudanças consideráveis para os dispositivos da Apple? A verdade é que “sim”, pois a fabricante norte-americana precisa voltar a inovar para que consiga bons números no mercado no futuro.

Ainda é cedo para sabermos o que fará parte dos iPhones nos próximos anos, mas já há várias dicas do que não veremos. Pois é, há muitas funcionalidades que dificilmente poderemos encontrar antes de um iPhone 9 ou 9s, por exemplo.

Hoje, trouxemos cinco dessas funcionalidades. Todas elas já foram cogitadas por designers e consumidores, acompanhadas de conceitos futuristas bem interessantes. Confira agora mesmo quais são alguns desses recursos. Será que você consegue imaginá-los sendo lançados comercialmente?

1. Teclado Slider

Nos últimos anos, a Apple melhorou bastante o seu sistema de teclados virtuais para permitir mais facilidade nas digitações. O iOS atualmente aceita teclados de outras desenvolvedoras e isso garantiu textos preditivos e até mesmo inserção via Swype para os consumidores. Mesmo assim, ainda há quem ache pouco.

Como você pode ver no conceito acima, os designers da Curved Labs decidiram imaginar um teclado Slider fazendo parte dos iPhones. Exatamente isso, estamos falando de um teclado físico e que pode ser acessado a qualquer momento — precisando apenas ser deslizado para isso. A menos que Jony Ive seja substituído por um chefe maluco, é difícil que vejamos isso algum dia nos iPhones.

2. All-screen iPhone

Você já deve ter percebido que a grande maioria dos smartphones está perdendo bordas — pois elas estão cada vez menores, deixando mais espaço para as telas. De acordo com analistas, isso significa que em alguma versão futura os iPhones vão ter toda a parte frontal tomada por display.

O conceito acima foi projetado pelo designer Marek Weidlich e mostra como seria o iPhone sem bordas, sem botão “Home” e sem outras partes tomando espaço no painel frontal. É claro que isso ainda não é possível por limitações técnicas — sem falar que um aparelho assim ficaria muito frágil. Será que isso vai se tornar possível ainda nesta década?

3. Tela expansível

Se o que mostramos antes não deve surgir antes de 2020, isso aqui deve estar ainda mais longe no futuro dos aparelhos da Apple — ou de qualquer fabricante, para que sejamos mais sinceros. A ideia de uma tela widescreen para os iPhones não é exagerada, mas a forma como isso é mostrado pode ser.

Como visto acima, os aparelhos teriam uma tela que pode se expandir para ficar mais adequada aos vídeos em alta resolução. Para isso, o iPhone contaria com uma estrutura completa de ampliação do display — que deve ter tecnologia de ampliação sem distorções com OLEDs flexíveis. Ou seja: algo muito distante da nossa realidade.

4. Teclado holográfico

Este conceito foi imaginado para o iPhone 5, mas nunca foi colocado no mercado — não pela Apple, pois já existem opções desse tipo de outras fabricantes. Estamos falando de um teclado holográfico, que permite a digitação de textos com muito mais rapidez.

Isso acontece porque ele emula as teclas em tamanho maior e pode ser usado como um teclado físico igual ao dos computadores. O sistema foi imaginado pela Aatma Studio.

5. Projetor holográfico

Também imaginado pelo Aatma Studio para o iPhone 5, este conceito de tela holográfica prometia muito mais opções para que os consumidores pudessem aproveitar seus smartphones. Além de usá-los normalmente, seria possível assistir a filmes ou observar fotos por um holograma logo acima dele.

Já existem smartphones com projetores integrados, mas é bom lembrar que todos eles exigem a presença de paredes ou telas — pois não se tratam de hologramas, mas sim projeções. Será que algo desse tipo pode se tornar real algum dia?

......

Qual destes é o recurso que você mais espera?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.