Jogamos Spider-Man: delícia “swingar” pelos prédios e combate é bem Arkham
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Jogamos Spider-Man: delícia “swingar” pelos prédios e combate é bem Arkham

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Uma das maiores promessas da Sony na biblioteca de exclusivos do PS4 este ano é o Spider-Man da Insomniac, a visão que a carismática desenvolvedora dará para Peter Parker e companhia. O jogo foi anunciado na E3 2016 e, desde então, tem sido amplamente divulgado pela Sony. O Voxel teve, enfim, a oportunidade de botar as mãos nele durante a E3 2018. Confira o nosso gameplay aqui em cima!

Alguns fantasmas assombravam os jogadores com as divulgações em massa: o combate está muito “automatizado”? A narrativa vai respeitar o legado do Aranha? E os vilões: que tratamento terão? E aquele monte de QTEs? Sentimos o gameplay por cerca de 15 minutos e constatamos a maior delícia que o jogo apresenta: lançar teias pelos arranha-céus de Nova York é, de fato, uma sensação maravilhosamente relaxante.

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Uma Nova York cheia de atmosfera

Na demo, conseguimos explorar uma pequena região da parte oeste de Nova York, um pouco mais distante do Central Park e perto da 5ª Avenida, que praticamente corta toda aquela região principal. O teioso se movimenta com rapidez no ar e na terra firme; as “swingadas” que o herói dá resultam em piruetas, rodopiadas e outras acrobacias que fluem naturalmente.

Basta apertar o R2 e ser feliz. É muito fácil conduzir o Aranha, e o melhor: você faz isso sem se desgovernar. A melhor referência que você tem do amigão da vizinhança nos games, além de tooooodas as passagens por outros jogos, é aquela inesquecível aventura do PS1, certo? Essas memórias vão vir à tona, só que, naturalmente, moldadas a 2018.

Enquanto se balança pelo céu, Parker gruda em paredes, lança a teia em postes, gira, salta em rápido impulso, usa helicópteros de carona e, no meio do caminho, solta aquele monte de piadas que ignoram o perigo. Parece ser, até aqui, um legítimo Homem-Aranha.

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O combate à la Arkham

Aquele monte de QTEs dos primeiros trailers mal apareceram aqui; esses momentos certamente estão reservados para batalhas contra bosses ou outros embates cruciais diretamente ligados à narrativa principal. Porque, sim, existe todo um background secundário contado por meio das mochilas que o Aranha encontra espalhadas pela cidade. A mochila é um dos colecionáveis oferecidos no mundo aberto.

Pelo menos duas batalhas contra bandidos apareceram na demo. A movimentação é aquilo que você já imaginava mesmo: claramente inspirada na série Batman Arkham, isto é, com alertas diante da iminência de um ataque ao Aranha, só que com mais uso da esquiva. As ofensivas são rápidas e misturam socos e chutes alternados em velocidade; armas de fogo representam perigo máximo e requerem que você salte aos bandidos que estiverem portando esse equipamento antes dos outros. Livre-se deles de uma vez. Bastam poucas balas para você cair.

As esquivas também apresentam boa alternância: ao pressionar círculo, Spider-Man desliza por debaixo das pernas dos oponentes, dá mortais e rodopia igual os Power Rangers em saltos acrobáticos. É até relaxante assistir a isso. A pancadaria não exige tanta habilidade, mas há boas combinações. Também é possível usar objetos do ambiente – como caixas, canos e afins – ao pressionar L2 + R2 quando exibidos na tela.

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O boss: Shocker!

Infelizmente não foi possível capturar imagens do Shocker porque tínhamos um tempo limitado de gravação do vídeo que abre esta matéria, mas eu o derrotei com as câmeras desligadas. O vilão estava num esconderijo próximo a um banco. Pouco contexto foi apresentado naquele ponto da história para evitar spoilers. O objetivo se resumia a chegar a um local X e enfrentar o oponente.

A luta foi instigante do começo ao fim; Shocker lançava um monte de parafernálias para cima do teioso num cenário fechado, coberto, mais ou menos circular. Ao rodear o ambiente, algumas oportunidades mostravam as brechas do malfeitor. O teto também deve ser usado a favor do herói. Não se resume a ir pra cima e partir pro sopapo; é preciso usar esquivas e esperar por oportunidades de ataque.

Depois de um tempo, o vilão assume um novo padrão de ataques. O desfecho, este sim, reserva algumas QTEs – e isso, na verdade, é um colírio aos olhos para você relaxar após a batalha.

Por enquanto é isso. Spider-Man será lançado no dia 7 de setembro exclusivamente para PS4. Como estão suas expectativas? Conte para nós aqui embaixo, na seção destinada aos comentários.

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