Voxel

Jogando bem: como criar uma repartição do HD somente para games

Último Vídeo

Se você é um PC gamer, provavelmente deve fazer como a maioria dos outros usuários: monta um computador estupidamente poderoso e já parte para a jogatina o quanto antes. Ou até quem sabe já tenha uma boa máquina há uns bons anos para jogar tudo e mais um pouco. Contudo, você provavelmente não faz uma etapa que pode melhorar o desempenho ou até salvar seu progresso da melhor maneira.

Muitos de nós estão acostumados e utiliza o HD sem discrepância, instalando e desinstalado todos os games conforme jogamos. Você deixa todos os seus jogos da Steam, UPlay, Origin e demais serviços instalados todos no mesmo HD? Então saiba que há uma maneira de aproveitá-los melhor ao criar uma repartição diferente para eles, garantindo um melhor desempenho e sem o risco de perder nada caso formate o seu computador. Se você ficou curioso, programas como o EaseUS podem te ajudar nisso.

Criando partições no HD

Afinal, o que é uma partição do HD? Resumidamente, é como se fosse um “HD separado” dentro do próprio HD. Em outras palavras, é uma unidade lógica separada e que é lida como um outro espaço de memória reservado no seu computador. Mas você pode se perguntar: qual é a vantagem disso e por que é interessante para o PC gamer?

Basicamente, a maior vantagem é não comprometer a integridade dos arquivos do Windows (ou outro sistema operacional) junto com o local onde você instala os seus jogos. Se você joga no computador há um tempo, certamente sabe o problema e trabalho que é formatar o PC e ter que baixar tudo de novo (em jogos antigos, como os comprados no GOG, você pode até perder o seu progresso).

A

Com uma unidade lógica separada para manter Sistema Operacional e jogos, você tem a vantagem de ter todos os seus arquivos e programas intactos caso tenha problemas. Caso deseje, é até possível instalar outros sistemas operacionais em partições diferentes (caso queira testar jogos em Linux, por exemplo).

Além disso, se você não tiver mais de um HD ou um SSD, é possível ter certa vantagem durante a jogatina em uma partição diferente. HDs convencionais são mecânicos: há componentes que atuam ativamente para ler e escrever dados (por isso é importante saber as rotações por minuto para saber quão rápido ele é).

A

Por ser uma operação mecânica, arquivos misturados em uma mesma partição podem demorar mais para serem lidos caso estejam em uma partição esteja fragmentada. Em outras palavras, se a cabeça de leitura do HD tiver que fazer uma volta completa para ler dados, é tempo perdido. Neste caso, ter uma partição exclusiva para games pode ser uma vantagem.

O EaseUS consegue oferecer boas soluções para todas as opções citadas acima, já que é possível criar partições sem perdas de dados, clonar partições (ideais para fazer backups ou até sistemas operacionais) e muito mais.

Para criar uma partição no HD desejado no EaseUS, basta clicar com o botão direito no dispositivo deseja e ajustar o tamanho da nova partição, como você confere abaixo.

A

Organização e dicas

Caso você opte por particionar o seu HD, há algumas coisas que você precisa ter em mente. Por reservar um espaço lógico, o armazenamento total não é mais compartilhado. E o que isso quer dizer? Basicamente, se você separar 500 GB de um dispositivo de 1 TB, terá duas unidades distintas no seu sistema operacional. Caso não use todo o espaço de uma delas e muito armazenamento na outra, terá um certo desequilíbrio.

Portanto, é bom pensar com calma quanto espaço quer deixar para o SO e quanto quer alocar somente para os games. Além disso, a ação é mais indicada para HDs convencionais. Caso você utilize SSDs, aproveitará poucos benefícios, já que a lógica de armazenamento em flash é diferente e não sofre com fragmentação.

A

AVeja sempre o local de instalação dos seus jogos, você pode escolher sempre no momento do download

E, por fim, vale lembrar: apesar de a criação de uma partição separar o seu HD em partes distintas, você ainda está lidando com um único dispositivo físico. Portanto, pode haver uma falsa sensação de segurança, pois se o seu aparelho queimar ou sofrer com algum problema, todas as partições são afetadas.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários