É o fim: última empresa que fabricava aparelhos de VHS encerra produção

1 min de leitura
Imagem de: É o fim: última empresa que fabricava aparelhos de VHS encerra produção
Imagem: vintechexpress

A última empresa no mundo que ainda fabricava tocadores de videocassete do formato VHS resolveu encerrar a produção desses aparelhos. A fabricante se chama Funai e comercializava seus dispositivos sob a marca Sanyo em boa parte do mundo. No último ano, entretanto, ela vendeu apenas 750 mil unidades, contra cerca de 15 milhões que distribuía nos anos 1990.

Essa empresa é sediada no Japão, mas monta os dispositivos na China. Segundo apurou a publicação japonesa Nikkei, a fabricante decidiu parar de produzir os tocadores de videocassete porque tem ficado muito difícil conseguir as peças necessárias no mercado, o que inviabiliza o negócio.

Sendo assim, se você ainda não tinha dado tchau para o famigerado VHS, esta é uma boa hora para fazer isso. Certamente, ainda será possível continuar comprando as unidades remanescentes desses modelos Sanyo feitos pela Funai por algum tempo, mas, eventualmente, eles sumirão do mercado, já que a fabricação será interrompida no fim deste mês.

Se você ainda não tinha dado tchau para o famigerado VHS, esta é uma boa hora para fazer isso

Em comparação com os padrões digitais que temos hoje — streaming, Blu-ray e DVD —, a qualidade do VHS era pavorosa. Mesmo fitas novas eram suscetíveis a falhas na hora da exibição na TV — isso quando não enroscavam dentro do tocador e faziam aquela bagunça! Se você viveu nos anos 1990, certamente se lembra também que era cobrada uma multa de quem devolvia as fitas na locadora sem as rebobinar. Felizmente, hoje temos Netflix e afins.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.