Passar muito tempo no Facebook aumenta sua sensação de isolamento

1 min de leitura
Imagem de: Passar muito tempo no Facebook aumenta sua sensação de isolamento

Um estudo conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh mostra que passar muito tempo usando o Facebook e outras redes sociais pode aumentar sua sensação de isolamento. Focada em pessoas jovens, a pesquisa mostra que dedicar mais de duas horas diárias a sites do tipo pode fazer com que você se sinta solitário e socialmente excluído.

Segundo o principal autor do estudo, Brian A. Primack, há “problemas de saúde mental e isolamento social no nível epidêmico entre jovens adultos” por conta de serviços do tipo. Para chegar a essa conclusão, a equipe responsável entrevistou 1.787 adultos com idades que variam entre 19 e 32 anos.

A vida moderna tende a nos compartimentalizar em vez de nos unir

Mesmo levando em consideração fatores demográficos e sociais, o estudo mostra que aqueles que dedicam mais de 2 horas diárias a redes sociais tendem a se sentir mais isolados do que pessoas que usam esses sistemas por somente meia hora por dia. “A vida moderna tende a nos compartimentalizar em vez de nos unir. Enquanto parece que as mídias sociais apresentam oportunidades para preencher esse vazio social, esse estudo sugere que essa pode não ser a solução que as pessoas procuram”, afirma Primack.

No entanto, os pesquisadores não souberam afirmar com certeza se é a sensação de isolamento que leva pessoas a redes sociais ou se a dependência desse tipo de serviço consegue provocar sozinha esses efeitos nocivos. “Mesmo que o isolamento venha antes, ele não parece ser aliviado por passar tempo online, mesmo em situações propositalmente sociais”, afirma a coautora Elizabeth Miller.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.