Jogar Mario Kart aumenta sua habilidade no volante, afirma estudo

1 min de leitura
Imagem de: Jogar Mario Kart aumenta sua habilidade no volante, afirma estudo

Embora as estradas do mundo real não tenham cascos de tartaruga ou bananas que fazem você sair da pista, jogar Mario Kart pode aumentar suas habilidades no volante. Um estudo publicado nesta semana pelo Psychological Science descobriu que alguns games (como aquele estrelado por Mario) podem aumentar significativamente suas habilidades motoras visuais, tornando você um motorista melhor no processo.

Segundo os pesquisadores, jogar Mario Kart exige que os jogadores coordenem sua resposta muscular a sinais visuais que surgem em seu campo de visão. Essa habilidade é essencial não somente para os momentos em que você está no controle de um veículo automotor, mas também para a realização de diversas tarefas cotidianas.

O estudo analisou 80 estudantes e funcionários da Universidade de Hong Kong enquanto eles participavam de uma série de experimentos envolvendo video games. Segundo os cientistas, games de ação como Mario Kart e Unreal Tournament exigem que pessoas respondam rapidamente a estímulos visuais, enquanto títulos mais tranquilos — como The Sims 2 — não trazem muitos benefícios nesse sentido.

Jogar games de ação pode melhorar suas habilidades no volante

A comparação foi feita após sessões de 10 horas de jogo, nas quais os participantes que experimentaram Mario Kart mostraram melhorias significativas em sua coordenação visual e motora. Já aqueles que receberam títulos com ritmo mais lento não demonstraram tais aprimoramentos.

“Manter-se em um game de ação por 5 horas aprimora a precisão e a resposta do controle visual e motor”, afirma o estudo. Em outra pesquisa, os cientistas detectaram que players experientes tendem a controlar melhor um carro virtual do que aqueles que não costumam jogar video game. Segundo eles, os benefícios foram os mesmos independente se o participante tinha ou não carteira de motorista.

Via TecMundo Games.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.