Jogatina no Mac é ameaçada pelo abandono do suporte ao OpenGL
26
Compartilhamentos

Jogatina no Mac é ameaçada pelo abandono do suporte ao OpenGL

Último Vídeo

Durante a WWDC, evento ocorrido na última segunda-feira (5), a Apple divulgou uma notícia que pode ameaçar o futuro dos jogos no MacOS. A empresa anunciou que vai encerrar o suporte oficial ao OpenGL e ao OpenCL com o lançamento do MacOS 10.14, o que pode fazer com que muitos jogos — especialmente os mais antigos — parem de funcionar corretamente no sistema.

MacBook

Segundo um comunicado feito pela Apple, desenvolvedores que usam a tecnologia devem trocá-la pela Metal caso pretendam continuar tendo suporte em versões futuras da plataforma. A Apple garante que tanto o OpenGL quanto o OpenCL vão funcionar no MacOS 10.,14, mas não traz segurança quanto à manutenção desse estado em atualizações futuras.

A decisão foi criticada tanto por ter pego muita gente de surpresa quanto pela natureza do Metal: enquanto ele é uma tecnologia proprietária da Apple, o OpenGL é opensource — e justamente por isso continua a ser usado de forma ampla. Vale notar que a empresa da Maçã não tem suporte oficial a tecnologias como a Vulkan, o que restringe a maneira como os desenvolvedores podem trabalhar com suas plataformas.

Falta de portabilidade

Segundo o designer Rami Ismail, da Vambleer, o problema com o Metal é justamente o mesmo do DirectX: apps feitos para o formato não podem ser portados facilmente para outros sistemas. “O pior que vai acontecer é que coisas velhas vão quebrar, e nossos motores e bibliotecas vão ter que crescer um pouco para suportar tanto Direct3D quanto o Metal. Não ter um guia claro das ações futuras da Apple nesse sentido não é muito bom para a confiança dos desenvolvedores, acho, e não ter uma API gráfica para todas as plataformas é uma droga”.

Ismail completa afirmando que a decisão pode tornar o MacOS ainda menos atrativo para criadores, que podem continuar usando o OpenGL para explorar o mercado do Windows — que já é o mais acolhedor para o mundo dos games. Segundo ele, isso faz com que o esforço extra (e o dinheiro envolvido) possam atuar como fatores que vão fazer muitos criadores (especialmente os menores) deixar de lado o sistema da Apple.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.

Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Participe agora deixando seu comentário Acesse sua conta
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários