Jogo Rápido: The Walking Dead: A New Frontier – Da Forca

Jogo Rápido: The Walking Dead: A New Frontier – Da Forca

Último Vídeo

Em mais uma edição de nossa coluna dedicada a análises rápidas, chegou a hora de falar sobre “The Walking Dead: a New Frontier – Da Forca”, capítulo que fecha a terceira temporada da série. Como toda parte derradeira, cabe ao lançamento fechar pontas soltas e mostrar o destino de Javi, Clementine e outros sobreviventes.

Neste episódio você finalmente tem que lidar com as decisões feitas anteriormente: a maneira como o jogador tratou cada personagem e as alianças feitas no passado são tratados de forma bastante competente. No entanto, tal qual acontece com outros jogos da Telltale, é difícil não ver as “maquinações” por trás de certas escolhas de roteiro.

...

É difícil analisar a parte final de um game dividido em capítulos sem tratar de spoilers, mas vou tentar ser cuidadoso. O aspecto mais gratificante de “Da Forca” é ver que o Javi (e a Clementine) que eu construiu nos capítulos anteriores realmente virou o personagem que eu desejava — para o bem e para o mal. Embora tenha uma duração semelhante aos capítulos anteriores, esse episódio parece que passa mais rápido graças ao ritmo mais acelerado do roteiro. Momento após momento você se vê forçado a tomar decisões difíceis e a lidar com as consequências de atos que podem ter ficado esquecidos, em mais uma prova de que o estúdio sabe costurar muito bem suas tramas.

Infelizmente, a Telltale falha ao deixar óbvio que muitas decisões simplesmente não têm peso: um personagem que salvei mediante o sacrifício de outro é rapidamente “tirado de cena”, me deixando com a impressão de que nada do que eu fiz anteriormente realmente importava — ambos iam morrer, só a ordem é que mudava. Em contrapartida, a desenvolvedora faz um bom trabalho ao mostrar que decidir não ir a um local também pode trazer consequências pesadas. Incapaz de ajudar a todos, seu personagem tem que aceitar o fato de que não há como proteger todas as pessoas que amamos das consequências de seus atos.

Muito mais focado em Javi do que em Clementine, “Da Forca” termina de forma agridoce. Mais do que um ponto final para a série, esse parece ser muito mais uma “vírgula” em uma história que ainda deve receber muitos parágrafos — algo que a Telltale faz questão de escancarar em uma mensagem que afirma que Clementine retornará em um futuro próximo.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.