Voxel
127
Compartilhamentos

Jogos cooperativos ajudam no aprendizado, afirma pesquisa

Último Vídeo
Fonte da imagem: Reprodução/Polygon

Aparentemente, jogar isolado em um canto escuro não é a melhor forma de aprender com jogos. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Steinhardt School of Culture, Education and Human Development, pertencente à Universidade de Nova York, jogos encarados cooperativamente motivam o progresso e o aprendizado.

Os pesquisadores compararam o desempenho de vários estudantes de uma escola secundária que encararam o game de matemática FactorReactor. Os resultados mostraram que a parcela que interagiu com o jogo cooperativamente mostrou maior domínio dos conteúdos nas provas — em relação às crianças que jogaram o título sozinhas. O grupo cooperativo também marcou pontos mais altos em uma avaliação relacionada ao “quanto você aproveitou a matéria”.

“Nós encontramos respaldo para as alegações de que jogos bem desenvolvidos ajudam os estudantes e aprender matérias menos populares, como a matemática”, disse Jan Plass, um dos responsáveis pelo estudo. “O aprendizado por jogos também pode tornar o estudante mais interessado no assunto, ampliando o seu foco para além da coleta de estrelas ou pontos”, conclui Plass.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.