Voxel
78
Compartilhamentos

“Jogos de US$ 100 milhões vão falir outras THQs” diz produtor de Saints Row

Último Vídeo

Img_normalConversando com a revista oficial do Xbox do Reino Unido, o produtor da série Saints Row, Jim Boone, fez um alerta a respeito do aumento no preço de desenvolvimento dos jogos. De acordo com ele, jogos que custam US$ 100 milhões para serem vendidos a US$ 60 (preço padrão de lançamentos nos Estados Unidos) vão fazer com que mais companhias sigam o exemplo da THQ.

Para isso, Boone usou o seu próprio exemplo de consumo. “Na Volition todos nós somos jogadores hardcore. No entanto, quando chega a hora de comprar jogos não me importa quanto foi gasto em seu desenvolvimento. Para mim, são US$ 60 que sairão da minha carteira, independentemente se o jogo em questão custou US$ 80 milhões ou 200 milhões. O melhor jogo no final das contas levará meu dinheiro”, contou.

De acordo com o produtor, os altos valores de produção (custeados pela venda de cada jogo a US$ 60) faz com que as pessoas comprem menos jogos pelo alto preço dos lançamentos. “A US$ 60 o jogo eu vou comprar uns seis jogos por ano. Na hora de escolher em quais jogos investir, o de US$ 200 milhões terá a minha preferência. Minhas preocupações enquanto jogador acabam aí”, exemplificou.

Para Boone, o alto custo de produção e os grandes riscos envolvidos no desenvolvimento destes projetos fazem com que as companhias deixem de inovar e adotem decisões mais conservadoras. “Você pode gastar muito dinheiro para fazer o que já está garantido que está bom ou você pode tentar melhor e não conseguir. Neste caso, no entanto, você ainda vai ter um título que custou muito dinheiro e que ninguém quer comprar”, explicou.

Nem tudo está perdido ainda para o produtor. O aumento da popularidade da distribuição digital é um sinal de esperança. Para Boone, se os desenvolvedores conseguirem utilizar isso para oferecer jogos a preços diferentes (e mais baratos) aos jogadores. Apesar disso, Boone ainda acredita que caso a indústria continue a seguir o caminho em que grandes jogos precisam de orçamentos gigantescos de US$ 200 milhões, é possível prever a falência de mais algumas companhias.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.