Voxel
141
Compartilhamentos

Jogos do Xbox One não serão obrigados a apresentar 1080p nativamente

Último Vídeo

Img_normalApós a revelação de Aaron Greenberg, diretor de dispositivos e estúdios da Microsoft, de que Ryse: Son of Rome terá resolução nativa de 900p, a companhia mandou uma nota de esclarecimento à redação da revista oficial do Xbox no Reino Unido.

De acordo com a nota, o Xbox One foi concebido para oferecer suporte aos melhores jogos hoje e da próxima década, oferecendo suporte até mesmo para a resolução 4K. No entanto, a companhia deixa para os estúdios decidirem qual resolução nativa é a melhor para as suas criações, enquanto o console será o responsável por realizar o upscale para a resolução Full HD.

O engenheiro do Xbox One Andrew Goossen comentou sobre a relação da resolução nativa em entrevista ao Digital Foundry – editoria do site Eurogamer especializada em análises técnicas de games. “Nós escolhemos oferecer aos desenvolvedores a chance de trocar resolução por uma maior qualidade por pixel da maneira mais apropriada ao seus jogos” contou o engenheiro.

“Uma menos resolução geralmente resulta em uma mais qualidade por pixel. Com uma melhor escala de qualidade e efeitos como anti-aliasing em resoluções de renderização de 720p ou 900p, alguns jogos podem ter uma aparência melhor graças a um maior poder de processamento da GPU reservado para processar cada pixel em vez de um número maior de pixels. Já outros jogos podem ser mais bonitos em 1080p com menos processamento por pixel”, explicou Goossen.

A decisão marca uma abordagem diferente da tomada pela companhia no lançamento do Xbox 360, quando os desenvolvedores do console tinha que cumprir uma resolução técnica que exigia que todos os títulos tivesse resolução nativa mínima de 720p com anti-aliasing em pelo menos 2x.

“Os desenvolvedores de jogos já são incentivados naturalmente a apresentar a melhor qualidade visual possível, então eles vão escolher a melhor relação entre qualidade por pixel e número total de pixels em seus jogos para alcançar esse objetivos” concluiu Goossen.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.