Jogos otimizam resultados no tratamento da ambliopia

Jogos otimizam resultados no tratamento da ambliopia

Último Vídeo

Para substituir o tratamento de ambliopia – doença que diminui a perspicácia visual – com tapa-olho, alguns cientistas da Ohio State University estão desenvolvendo uma técnica por meio de video games para acelerar os resultados. Utilizando alguns jogos e uma lente próxima aos olhos, o paciente precisa apenas se divertir durante a sessão.

O teste foi feito com dois pacientes. O primeiro teve uma melhora de um nível 20/25 para 20/20 (visão considerada normal) e o segundo de 20/63 para 20/50, sendo o mesmo tempo de tratamento para ambos.

A diferença desse procedimento está relacionada ao estímulo duplo durante o jogo, sendo que o olho mais "fraco" recebe uma carga mais elevada que o outro. Dessa forma, ambos enviam informações para o cérebro, que equilibra a visão aos poucos, de acordo com os sinais recebidos.

Um passo para a ciência e outro para os games

De acordo com Teng Leng Ooi, um dos responsáveis pela pesquisa, os jogos podem trazer melhores resultados porque o paciente se concentra mais no desafio, ficando mais tempo na sessão sem se entediar. Além disso, ele citou a evolução em relação ao primeiro treinamento criado, que era um pouco "chato" – as pessoas paravam de olhar o alvo, que precisava ser focado por 1h30.

Esse é um ótimo passo para a ciência, já que abre um grande "leque" de possibilidades para o futuro, principalmente com a realidade aumentada, que está se popularizando e poderá um dia tornar acessíveis os tratamentos feitos em sua própria casa com prescrição médica.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.