Voxel

Jogos single player são uma “espécie ameaçada”, diz designer de WoW

Último Vídeo

Img_normal

Para o designer-chefe e vice-presidente de design de World of Warcraft, Rob Pardo, os grandes blockbusters focados em modos campanha extensos podem estar com os dias contados. Em entrevista ao site GamesIndustry, Pardo elencou diversas “ameaças” à continuidade dos grandes títulos single player — incluindo a pirataria, a prática de alugar jogos e o desenvolvimento dos ambientes online.

“Eu não vejo um grande modelo de negócios para isso atualmente”, disse o designer ao referido site — embora não sem algum lamento, é verdade. “Isso é realmente triste. Há vários elementos por aí que conspiram para tornar a produção desses games cada vez mais difícil.”

Img_normal

Questões econômicas, naturalmente, encontram-se no centro do possível declínio. “Entre a pirataria e a prática de locar games, torna-se complicado para as publicadoras colocar milhões e milhões de dólares em um jogo, sem necessariamente ter o retorno que justificaria esses orçamentos.”

O fim do single player... Ou uma transformação?

Assim como vários outros “teóricos apocalípticos” atuais, Pardo chama a atenção para o desenvolvimento dos ambientes interconectados. “Uma grande ameaça surge de conectar todos em seus jogos, trazendo uma experiência online completa, como a de World of Warcraft — ou simplesmente promovendo uma experiência social com outras pessoas em jogos com estilo single player. É possível ver todos esses elementos sendo explorados.”

Img_normal

Para o designer, portanto, o ponto de encontro entre os ambientes online (cada vez mais instalados) e os tradicionais modos história não necessariamente representam o fim do estilo característico do single player. “Trata-se de como eu posso ter uma experiência online em torno dos games que eu jogo — mesmo que, no fundo, eles sejam single player.” Em um exercício de futurologia, Pardo prevê ainda que novos modos de jogo “ainda não imaginados” podem acabar surgindo.

Fonte: GamesIndustry

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.