Voxel

Jogos usados ainda são mais populares que formato digital

Último Vídeo

(Fonte da imagem: Reprodução/IndustryGamers)
O anúncio do PlayStation 4 deixou bem claro o foco que a Sony pretende dar ao formato digital na próxima geração. Muito se falou sobre as possibilidades de download de jogos, deixando claro que a empresa e seus estúdios estão empenhados em investir nessa tendência de mercado — algo que a Microsoft também deve fazer em seu próximo console. No entanto, parece que a indústria ainda tem um longo caminho para percorrer quanto à popularização do novo padrão.

Uma pesquisa realizada pelo NPD mostrou que, apesar do aumento no número de vendas de títulos digitais, a maioria dos consumidores ainda prefere pagar menos em um game comprando-o seminovo. Segundo o órgão, 78% dos entrevistados afirmaram que recorrem frequentemente a jogos usados, enquanto 70% optam para serviços como Steam, PSN e Xbox LIVE.

E a justificativa para isso não poderia ser outra que não o bolso. A diferença entre quem alegou ter diminuído seus gastos com jogos em comparação com quem passou a comprar mais é de quase 10%, independente do formato escolhido. E isso é um reflexo direto do valor cobrado pelo lançamento, já que muitos serviços de distribuição não se preocupam em trazer um preço diferenciado no conteúdo para download. A PSN, por exemplo, traz seus jogos pelos mesmos US$ 60 que a maioria das lojas físicas oferece.

De acordo com o analista de mercado da NPD, Liam Callahan, a distribuição digital ainda tem muito o que crescer. Por mais que os números atuais sejam bem melhores do que o apresentado em anos anteriores, ainda há uma boa parcela dos jogadores que nunca realizou uma compra do gênero, seja com games ou DLCs — uma realidade que as empresas tentarão mudar a qualquer custo.

Fonte: Games Industry

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.