Voxel

John Carmack deixa a id Software

Último Vídeo
Fonte: Reprodução/NVIDIA Brasil

John Carmack, co-fundador da id Software e criador de diversos clássicos de FPS nos PCs deixou a empresa que fundou na última sexta-feira, dia 22 de novembro. De acordo com informações da companhia, ele estaria interessado em focar em diversas áreas fora da id Software.

Através de um press release, o diretor da id Software, Tim Willits, informou que Carmack havia deixado completamente a empresa nessa semana, focando no seu papel como diretor técnico de desenvolvimento na Oculus VR.

Willits informou que o trabalho de Carmack na id Tech 5 e a criação e tecnologias para novos projetos da empresa foram concluídos, revelando que a saída do co-fundador da empresa não afetará o andamento de produtos que estão sendo desenvolvidos.

No seu Twitter, John Carmack revelou que gostaria de ter permanecido como um consultor técnico da id, mas que isso não foi possível. Mesmo assim, ele fala que talvez isso tenha sido bom, já que ter que focar em várias coisas ao mesmo tempo poderia se mostrar problemático.

John Carmack foi co-criador de clássicos como Wolfenstein 3D, Doom e Quake, além de ser um dos grandes entusiastas do Oculus Rift, desejando que o aparelho seja suportado em Doom 4. No começo do ano, foi anunciado que ele se tornou diretor técnico da Oculus VR, sendo que, na época, ele disse que continuaria com seu trabalho como desenvolvedor de Quake e Doom na id Software.

A saída de Carmack da empresa marca a segunda perda considerável da companhia em 2013, já que o antigo CEO Todd Hollenshead deixou a id na metade do ano, depois de 17 anos de serviços prestados.

A id Software lançou uma versão reimaginada de Doom 3 no ano passado, tendo anunciado sua sequência, Doom 4 em 2008. Supostamente, o game ainda está em desenvolvimento após ter passado por uma total reformulação para atender à alta expectativa do público em relação ao título. Na Quakecom desse ano, esperava-se que novas informações sobre o jogo fossem reveladas, mas o máximo que aconteceu foi Tim Willits falar que todos dentro da empresa estão muito focados no seu desenvolvimento.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.