Voxel

John Carmack diz que recebe mais crédito do que deveria

Último Vídeo

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia

Se você é fã de jogos de tiro em primeira pessoa, certamente já ouviu falar dos clássicos Quake, Doom e Wolfenstein. Mas o que esses games tem em comum? Todos eles foram desenvolvidos por John Carmack, fundador da id Software.

Em uma recente entrevista, Carmack afirma que acha “injusto” levar todo o crédito por esses jogos. Modesto, ele diz que “As pessoas que fazem as coisas encantadoras e divertidas nos games são os designers e os artistas.”

Ele continua: “Embora eu tenha conduzido a força técnica lá, tem sido injusto com todas as outras pessoas que trabalharam nas coisas que você se lembra de Doom. Isso é tudo [trabalho] de outras pessoas e muitas vezes é injusto o quanto de crédito eu levo pelas coisas.”

“Enquanto eu fui o primeiro a fazer muitas coisas, não tenho dúvidas de que outras pessoas poderiam fazer isso. Há uma determinação técnica — quando as coisas são fáceis e possíveis, as pessoas vão fazer isso.”

“É justo dizer que fizemos algumas coisas mais cedo talvez do que teria sido. Agora, com esses gráficos 3D, qualquer um pode criar com OpenGL. Vinte anos atrás, tentar escrever um gráfico que não tivesse fendas entre os polígonos era algo que poucas pessoas na indústria podiam fazer. Mas escrever essas coisas primitivas era um grande desafio na época.”

Doom II. Fonte da imagem: Reprodução/Steam
John Carmack também afirma que muitas de suas ideias — visão em primeira pessoa, ferramentas de modificação, multiplayer — foram todas inspiradas pelo simples conceito de “não seria genial se?”

Infelizmente, Carmack diz que está afastado do desenvolvimento dos jogos. Ele continua sendo um dos programadores mais respeitados do mundo dos games, mas no momento ele está ligado a outras atividades.

Ele dirige uma companhia aeroespacial e está bastante envolvido com o mundo da realidade virtual: Carmack é um dos “padrinhos” do Oculus Rift. Foi graças a ele que o dispositivo recebeu a atenção da comunidade gamer.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.