Voxel

John Carmack não está muito feliz com a chegada da nova geração

Último Vídeo

Muita gente já está feliz da vida aproveitando a nova geração nos consoles PS4, Xbox One ou Wii U, mas nem todas as pessoas estão felizes com essa transição tão rápida –  e uma delas é uma das figuras mais respeitadas do mundo dos games.

Unanimidade na indústria, John Carmack é o cofundador da id software e uma das mentes por trás de franquias revolucionárias, como Wolfenstein 3D, Doom e Quake. Em uma entrevista bastante completa para o site Wired, ele comentou um pouco sobre a carreira e a nova geração, incluindo a pressa pela "novidade constante" e a necessidade de, durante a transição, deixar de lado os jogadores com aparelhos antigos.

"Ainda há muito o que fazer com a geração antiga de consoles. O Xbox 360 e o PS3 estão longe de serem obsoletos na questão de o que um desenvolvedor pode fazer com eles, mas o mundo inteiro vai mover-se para a nova geração, PCs de alto nível e todas as outras coisas", comenta o desenvolvedor. "Parte de mim enlouquece com isso: quando você finalmente entende tudo de uma geração, você precisa deixá-la de lado por causa da tsunami tecnológica que está sempre em movimento", lamenta Carmack.

O novo é sempre o melhor?

Ele explica que essa pressa em inovar gera comentários como "os gráficos estão 'okay', mas não parecem tão bons quanto os da geração anterior eram em relação à outra". Embora não desenvolva o tema, o desenvolvedor sugere que isso significa que as pessoas simplesmente ficam felizes com coisas novas.

E Carmack tem experiência para falar sobre o assunto: ele mesmo obrigou muita gente a trocar de computador ao lançar os primeiros Doom e Wolfenstein, que exigiam modelos mais potentes que os tradicionais para a época. Nestes casos, segundo ele, a experiência de mudança era bastante benéfica e a decisão foi correta, embora ele se arrependa de não ter oferecido alternativas para quem tinha aparelhos mais fracos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.