Voxel

Journey salvou desenvolvedora da falência

Último Vídeo

Durante o DICE 2013, evento voltado para desenvolvedores de jogos, o fundador da thatgamecompany, Jenova Chen, revelou que a empresa estava falida quando Journey chegou ao mercado. Segundo ele, a decisão de adiar o lançamento do título em um ano aumentou os custos de desenvolvimento.

Quando chegou, por outro lado, o game foi um sucesso absoluto. Journey conquistou diversos prêmios importantes – incluindo o Game of the Year no próprio DICE 2013 e um Grammy por sua trilha sonora – e é até hoje visto como um dos melhores exclusivos do PlayStation 3.

De acordo com Chen, os problemas financeiros obrigaram a companhia a tomar medidas que mudaram sua história para sempre. E ele não estava falando da retenção do pagamento de funcionários, que acreditaram no projeto e trabalharam mesmo sem compensação financeira. O investimento na simplicidade foi a grande inovação aqui.

A exposição geral sobre o design de Journey, por exemplo, é composto por um único slide. O maior documento da thatgamecompany, segundo Chen, tem apenas duas páginas e isso, para ele, já é grande demais. A ideia é resumir ideias e torna-las o mais claro possível com o menos número de palavras. Isso influencia em um design ágil e facilita a tomada de decisão.

Fontes: Eurogamer, NeoGAF

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.