Juntos, MMOs da Square Enix têm menos de 1 milhão de usuários pagos

Juntos, MMOs da Square Enix têm menos de 1 milhão de usuários pagos

Último Vídeo

De acordo com o relatório anual da Square Enix, os três principais MMOs da companhia – Final Fantasy 14: A Realm RebornDragon Quest 10Final Fantasy 11 – têm  quase 1 milhão de assinantes. Pode parecer pouco diante de um World of Warcraft, mas, para a produtora, esse número representa uma "base de arrecadação estabelecida e sólida".

Em 2013, a Square Enix havia anunciado que Final Fantasy 14: A Realm Reborn havia atingido 1,5 milhão de usuários registrados, mas a empresa não detalhou quantos desses efetivamente estavam pagando as mensalidades.

Sobre as estratégias da companhia, o presidente Yôsuke Matsuda afirmou que a produtora continuará a investir em jogos de alta resolução, mas ela pretende rever o modelo de negócio atual, baseado em mídia física. A empresa diz que quer continuar a aplicar modelos de preços variados, incluindo o de free-to-play (gratuito, mas com recursos opcionais pagos).

Futuro digital

Além disso, a produtora enxerga que o sistema de distribuição está rapidamente migrando para o digital. Sobre os jogos por streaming na nuvem, a companhia diz estar próxima de colocar em prática, a começar com Dragon Quest X para 3DS, disponível no Japão desde setembro.

Mesmo com a Square Enix dizendo que os jogos em alta resolução estão em seu DNA, o segundo pilar é consolidar os dispositivos inteligentes, como os smartphones, como consoles de jogos. Essa é uma área que deve crescer no mercado asiático, principalmente na China. Por fim, a empresa quer oferecer experiências focadas para diferentes nichos.

Por falar em MMO da Square Enix, o patch 2.5 de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, conhecido como a primeira parte de Before the Fall, já tem uma data para aparecer nos servidores:  20 de janeiro. A segunda parte promete trazer a Gold Saucer, que reúne uma série de mini games. Esses devem ser os dois últimos grandes patches antes do lançamento da expansão Heavensward.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.