Como utilizar ao máximo seu launcher para Android

2 min de leitura
Imagem de: Como utilizar ao máximo seu launcher para Android

Uma das maiores vantagens do Android sobre outros sistemas operacionais para celular é o grande número de possibilidades de personalizações do sistema. Mesmo quando há uma interface inicial customizada pela fabricante, sempre há a opção de instalar um launcher - o equivalente a uma área de trabalho no sistema Android - para personalizar o visual do seu aparelho Android.

Como utilizar um launcher para Android

Os launchers permitem que você customize sua tela inicial e o menu de aplicativos de uma forma mais profunda. Para instalar um launcher, basta acessar a Play Store e realizar o download do aplicativo correspondente. Alguns dos mais utilizados são o Nova Launcher, famoso pela ampla gama de personalizações disponíveis, e o Microsoft Launcher, conhecido por seu visual limpo e sua integração do Android com o sistema Windows.

Layout e menu de aplicativos

A maioria das interfaces iniciais possuem, por padrão, um limite quanto ao número de ícones e widgets que podem ser inseridos em uma mesma tela e, muitas vezes, possuem limitações quanto ao posicionamento dentro do formato preestabelecido.

Com um launcher, você pode customizar o número de linhas e colunas da sua interface, permitindo inserir mais ícones em celulares com uma tela maior, por exemplo. Você também pode personalizar a visualização em pastas, modificando o formato e as cores de fundo. Também há a possibilidade de agrupar seus aplicativos por abas em alguns launchers, tornando mais fácil a categorização e navegação dos aplicativos.

Exemplo de configuração da grade de apps. (Fonte: Nova Launcher/Lucas Sloniak)

Na parte inferior da tela, há o que chamamos de dock: um pequeno menu com os principais aplicativos, que geralmente possui 4 a 5 aplicativos em destaque. Com um launcher, você pode aumentar este número, utilizando melhor o espaço de tela.

Alguns launchers também possibilitam a configuração de gestos, como o uso de dedos para pausar músicas ou abrir um aplicativo em específico.

Ícones e fontes

Outra vantagem dos launchers é a possibilidade de adicionar ícones e fontes. Você pode realizar o download de pacotes de ícones diretamente pela Play Store e aplicá-los ao seu launcher, assim como customizar as fontes da interface inicial. Algumas fabricantes, como a OnePlus, permitem que algumas destas customizações sejam aplicadas a todo o sistema operacional Android.

Painel de Customização do dispositivo OnePlus 7 Pro. (Fonte: OnePlus/Lucas Sloniak)

Escondendo aplicativos

É comum encontrar aplicativos indesejados quando se adquire um aparelho por meio de uma operadora. Vários deles, inclusive, não podem ser removidos ou desabilitados. Com o uso de um launcher, é possível, ao menos, deixá-los invisíveis no menu. Essa opção também é útil para ocultar aplicativos sensíveis.

Backup das configurações

Uma grande vantagem em utilizar um launcher é a possibilidade de backup das suas configurações, tanto para um arquivo a ser restaurado em outro aparelho quanto para a nuvem. Todos os apps e widgets possuem suas configurações de tamanho e posicionamento salvas, bastando apenas restaurar os dados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.