Voxel

Kinect: o Projeto Natal finalmente ganha vida!

Último Vídeo

Em um evento grandioso que antecedeu o início da E3 2010 (Electronic Entertainment Expo – exposição de entretenimento eletrônico), a Microsoft finalmente oficializou seu projeto para a captura de movimentos do jogador.

Kinect, como passou a ser conhecido o Projeto Natal, já conta com uma primeira leva de games exclusivos e oferece recursos e funções novas para a dashboard do console. Imagens, vídeos e muitas informações sobre o Kinect foram divulgadas, confira tudo em primeira mão sobre periférico que vai revolucionar a forma de se jogar videogame!

O ProjetoDesde meados do ano passado, nada despertou tantas atenções na indústria do entretenimento eletrônico quanto o Projeto Natal que a Microsoft anunciara para seu console Xbox 360. O periférico se baseia em uma câmera, microfone e sensores de movimento para mapear a posição de todo o corpo do jogador e dos objetos à sua volta.

O Projeto Natal descarta joysticks convencionais e demais apetrechos (invariavelmente controlados através das mãos). Ele permite que o jogador controle as ações do game através de comandos de voz e movimentos do seu próprio corpo. Além de um imenso passo para a interatividade com o universo virtual, o acessório representa uma verdadeira revolução para os videogames.

 

Enfim um nomeNenhum acessório com tamanha expectativa seria lançado com a designação “Projeto” em seu nome. A primeira revelação da Microsoft em respeito ao seu acessório foi o nome definitivo do seu ex-Projeto Natal: agora conhecido como “Kinect”.

Trata-se de uma mistura do termo grego “kínésis” (que significa movimentar ou mover) com “connect” (que em inglês se refere ao ato de conectar). O nome define bem o acessório, pois o jogador finalmente está conectado a uma plataforma com a qual ele comanda as ações através de seus gestos e movimentos.

Apresentação grandiosaA única decepção de quem conferiu o Kinect em sua primeira demonstração, foi a de não poder experimentá-lo pessoalmente. As apresentações da Microsoft foram marcadas pela trupe performática do Cirque du Soleil e inúmeros vídeos, mas nenhum espaço para o tão esperado “test drive” com o aparelho.

Por outro lado, oito games que exploram a capacidade do Kinect foram demonstrados, assim como novas funcionalidades da dashboard do Xbox 360 e recursos para a LIVE. A maioria dos games tem um caráter familiar e contam com desafios intuitivos e interações multiplayer, mas sem deixar os games de peso de lado.

O entretenimento promovido pelo Kinect promete ir muito além dos jogos. Um novo recurso de chat com áudio e vídeo suporta até quatro consoles simultaneamente por sala e permite o compartilhamento de fotos pela rede. Claro que, todos os comandos são executados através de gestos com a mão.

Os primeiros gamesKinect Sports

A interatividade dos jogos do Nintendo Wii está com os dias contados, ao menos se depender da abordagem da Microsoft. O título “Kinect Sports” traz um apanhado de games esportivos como futebol, corrida com obstáculos, vôlei de praia, boxe, boliche e tênis de mesa. Apesar de não desfrutar de toda a capacidade do console, ou do periférico, o game demonstrou ser perfeito para jogadores casuais de todas as idades.

Kinect Yoga & Tai Chi

Equilíbrio é uma das virtudes fundamentais do Yoga e do Tai Chi, mas uma simples plataforma não é capaz de orientar novos praticantes. Se você pensava em comprar um Wii Balance para manter a forma e cuidar do corpo, Kinect Yoga & Tai Chi é uma nova opção. Através da apresentação de um instrutor e de orientações luminosas na tela de jogo, o título verifica a posição correta de todo seu corpo.

Kinectimals

Nem todo mundo pode ter seu animal favorito como bichinho de estimação. Já se você gosta de grandes felinos, leões e tigres, melhor encomendar seu Kinectimals. Belos gráficos fazem do simulador de animais um dos títulos mais “fofinhos” do Xbox 360 já vistos. Através dele você acaricia leõezinhos, alimenta sua chita e brinca com filhotes de jaguar como se estivessem do seu lado.

Kinect Adventures

O modo multiplayer dos games acima divide a tela ou conectam jogadores através da LIVE. Kinect Adventures convida todos da família para participar ao mesmo tempo nesta série de jogos de rafting, carrinho de minas e demais jogos sobre trilhos. O comando do barco (ou outro veículo) é determinado pela ação conjunta dos jogadores.

Kinect: Disney

Em sua curta demonstração, sininho sobrevoava o Castelo da Cinderela e outros cenários do universo Disney.

Joy Ride

Anunciado originalmente como “jogo gratuito” na edição anterior da E3 e logo depois desmentido, Joy Ride reaparece com suporte para o novo periférico. Coloque seu avatar dentro de um charmoso conversível e chame seus amigos para uma corrida cheia de obstáculos. No lugar do volante, câmbio e pedais, o jogador utiliza suas próprias mãos e pés gesticulando em pleno ar.

Dance Central

Essa também foi a deixa da MTV Games (talvez até da Harmonix) mostrar seus novas ambições com jogos musicais. Game de dança ao melhor estilo “Dance Hero”, o jogador reproduz uma série de movimentos realizados pelo dançarino, comprometendo o andamento da música sempre que errar o passo. Afinal, nem todo mundo sonha em seu tornar um astro da guitarra!

Kinect: Star Wars

Mas nem só de jogos para família são feitos os anúncios para o novo controlador. Kinect: Star Wars foi a sensação do evento para os jogadores hardcore que esperam ver muita ação com o Kinect. Depois de enfrentar uma legião de soldados, o personagem da demonstração duelava com o próprio Darth Vader.

Os movimentos com o sabre de luz (inclusive rebate de disparos) eram realizados com as mãos juntas. Já para usar a força, bastava ao jogador estender sua mão na direção do inimigo. Os gráficos do game são belos e lembram a série animada Star Wars: Guerras Clonicas.

Especificações

Assim como pôde ser percebido em vídeos da demonstração do mecanismo, a Microsoft confirmou que o Kinect possui certo tempo de resposta (lag). Algo em torno de 150 milissegundos, mas nada que comprometa a experiência dos games. Resta saber como os jogos que utilizam o dispositivo irão se comportar na LIVE.

Mesmo depois tantos anúncios, nada foi dito a respeito da data de lançamento e do preço oficial do Kinect. O vago anúncio para novembro de 2010 continua valendo. Já o preço é estimado para algo em torno de U$ 150 e U$ 180, mas também sem qualquer confirmação até o momento.

Antes de pegar a calculadora e converter o valor em reais, vale lembrar que o próprio Xbox 360 parte de 199 dólares nos Estados Unidos, prepare-se para algo mais elevado para o Brasil. Segundo a EDGE (revista internacional de games), os títulos para o Kinect devem custar um pouco menos que os jogos tradicionais do console.

Boatos apontam para diferentes modelos (e preços) do acessório, mas nada foi esclarecido a suas especificações. Rumores não confirmados apontam ainda para o anúncio de um modelo slim do Xbox 360 ainda para esta edição da E3. Se isso se confirmar, é provável que as diferentes versões do Kinect se refiram à compatibilidade com o novo console.
Muito mais vem por ai

O Kinect chegou de vez, mas para aumentar sua expectativa, não foi completamente anunciado logo no primeiro dia de feira. 

A E3 abre hoje suas portas para o público em geral e muita água há de rolar no estande da Microsoft (o mais badalado do evento). Fique atento para novas informações sobre o acessório aqui no TecMundo Games e na página do Baixaki.

Esperamos anúncio de diversos games compatíveis com o acessório, a confirmação da sua data oficial de lançamento e, é claro, seu preço.

Já quem se aventura pela maior feira de games do mundo torce para que o Kinect (ex-Projeto Natal) possa ser testado pelas suas próprias mãos. Se isso acontecer, é melhor preparar para passar algumas horas na fila.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.