Voxel

Kinect: vazamentos, relatos e novidades bombásticas

Último Vídeo


Comecemos por um aspecto interessante: dashboard. Pois é, quem esteve participando dos testes Beta do Kinect — o novo periférico sensível a movimentos da Microsoft — não teve pudor e revelou algumas imagens sobre a interface revigorada do Xbox 360. A atualização visual será disponibilizada um pouco antes da chegada do acessório (cuja data de lançamento é 10 de novembro deste ano no território europeu e 4 de novembro nos EUA).

Acompanhe as palavras de Ijaz Akram, do time londrino da Xbox Live, sobre o futuro da rede online do Xbox 360 em uma entrevista concedida ao site GamerZines no último dia 24:

“Trata-se de uma experiência do usuário. É sobre o que é certo no nível mais adequado da comunidade e no nível mais adequado de comprometimento para levar isso adiante.”

“Você verá que nós lançaremos o Kinect no dia 10 de novembro e, pouco antes disso, termos uma nova atualização de interface com todas as ótimas funcionalidades integradas ao Kinect e que transformam a Live em uma experiência realmente boa.”


É uma pena que Akram foi “tímido” ao comentar sobre as especificidades técnicas do dispositivo. Durante a gamescom 2010, o funcionário da Microsoft falou que o Kinect funciona em vários ambientes e, por enquanto, ainda não há o que falar sobre distâncias exatas.

“Quando nós lançarmos o Kinect, o que você verá é o ‘Introduce Yourself to Kinect’, que é uma experiência concreta para ajustar você e o ambiente à volta e recomenda qual é o melhor lugar para você ficar.”

“Isso foi feito depois de milhares e milhares de horas de pesquisa. Nós observamos centenas de ambientes, e realmente sentamos em salas de estar e investigamos para saber qual a melhor área para jogar.”


“A experiência vai levar em consideração todas as inconsistências que poderão existir em diferentes ambientes, mas agora não há o que falar sobre distâncias exatas de posicionamento. O dispositivo funciona em vários ambientes.”

O pessoal do GamerZines ainda reforçou que o aparelho exigirá bastante espaço para que as câmeras capturem os movimentos com eficiência. Your Shape, da Ubisoft, requer que o usuário esteja situado com liberdade em um espaço de alguns metros quadrados. A revendedora Play.com, do Reino Unido, indicou que a câmera precisa de 1,2 m a 3,5 m para funcionar corretamente.

Segundo as informações publicadas durante o mês de agosto pelo site Joystiq, nem mesmo o Avatar escapou das mudanças visuais. De acordo com Nick Burton, programador sênior da Rare, os bonecos serão proporcionalmente mais realistas: “Avatar 2.0”, conforme ilustram os relatos divulgados pela Official Xbox Magazine do Reino Unido. Dessa forma, os personagens virtuais ficarão mais “conectados” às aparências físicas dos jogadores.

Abaixo, visualize o "antes e depois" do Avatar do famoso Major Nelson:


É interessante constatar que certos usuários simplesmente ignoraram a confidencialidade do programa de testes. Vale lembrar, ainda, que o próprio Kinect faz parte do programa, bem como alguns jogos (Kinect Adventures, Kinect Sports e Kinect Joy Ride). É possível que várias pessoas revelem imagens e dados com os games e o periférico em ação.

Tudo começou com um email supostamente enviado pela Microsoft no começo deste mês. Convidando alguns usuários para o Kinect Beta Program, a companhia até mesmo reforçou que há uma “mudança no áudio” do software para que os participantes não possam usar chat individual ou em grupo durante os testes. Ainda assim, vazaram imagens, vídeos e informações diversas, não é mesmo?

Há, ainda, um novo miniguia na dashboard. Confira:

Mais detalhes?

Uma má notícia — temporariamente, espera-se — aos fãs da Microsoft é que a empresa afirmou ao site Digital Spy no começo do mês que não há planos, no momento, referentes ao suporte para jogos independentes da Xbox Live. Somente alguns desenvolvedores têm permissão para trabalhar com o novo periférico.

“Por enquanto, somente desenvolvedoras que possuem contratos estabelecidos com a Microsoft têm a possibilidade de fazer jogos para Kinect. Como ocorre com jogos para Xbox 360 e games da XBLA, os títulos para Kinect serão criados por um grupo seleto de distribuidoras com as quais a Microsoft efetuou parcerias para o lançamento do dispositivo.”

Isso é curioso, pois, na mesma semana, a Microsoft havia afirmado que esses títulos formam uma “grande parte da plataforma Xbox”. Entretanto, ainda há esperança:

“Liberar o desenvolvimento para Kinect para os membros do XNA Creators Club é algo que nós podemos considerar no futuro, mas nenhum plano pode ser confirmado no momento.”

Img_original

Mas um fato interessante é que, na semana passada, Kudo Tsunoda (administrador geral da marca Xbox) afirmou que o Kinect não é limitado para apenas dois jogadores. Vários games que serão lançados juntamente com o acessório suportam duas pessoas somente por causa da decisão dos desenvolvedores. A tecnologia consegue captar mais gamers.

“Eu acho que tudo depende do tipo da experiência que você quer construir. Dance Central já está incorporando muito mais que dois jogadores. Então você sabe que não é necessariamente um tipo de limitação, pois os desenvolvedores tentam personalizar as experiências de acordo com o que eles acham que é a melhor maneira de jogar.”

“Algumas vezes, você vê em um game com tela dividida que é difícil adicionar mais jogadores por causa da visualização dos eventos — e isso é verdade em qualquer jogo. Eu acredito que algo como Dance Central já consegue incorporar mais de duas pessoas.”

No fim do mês passado, Brett Siddons (administrador de marketing) comentou que a câmera mapeia seis pessoas — dois deles sendo jogadores ativos. Siddons também comentou que o preço do Kinect é bem competitivo, uma vez que o dispositivo agrupa tudo que os gamers precisam para a diversão. Lembrando que quem ainda não conhece o console terá a oportunidade de adquirir o bundle de £ 249,99 com um Xbox 360 de 4 GB.

Ainda sobre o preço do acessório, Tsunoda defende os valores estabelecidos pela Microsoft (US$ 149 nos EUA e £ 129,99 no Reino Unido). Segundo o administrador, o preço está justo em comparação com a venda do PlayStation Move (£ 50). Com o Kinect, “você só compra um sensor”, conforme mostram os relatos ao site VideoGamer durante a gamescom.

“Primeiramente, o que eu acredito que é o melhor aspecto dos games e deverá levar as pessoas às compras é que o Kinect é muito divertido e é único, diferente de tudo o que você já viu em qualquer outro console. Capturar movimentos do corpo é algo que possibilita experiências inéditas.”

“Há um motivo pelo qual nós podemos fazer, por exemplo, futebol, pois nós estamos oferecendo captura total dos movimentos corporais versus algo que só mapeia alguns pontos. Eu acho que há uma grande diferença aí. Além disso, toda a tecnologia de voz e sistema de reconhecimento humano são aspectos que você não encontra em outro lugar.”

Img_original

“O Xbox também faz um ótimo trabalho não apenas oferecendo bons jogos, mas também filmes, séries, músicas e vários conteúdos que provêm experiências divertidas de estilos variados para vários tipos de pessoas.”

“Quanto ao custo, eu acho que o diferencial do Kinect é que você só compra um sensor. Uma vez comprado o sensor, todas as experiências são habilitadas, todo o multiplayer que você quer é habilitado.”

“Não é ‘ok, espere um pouco que, para jogar com mais pessoas, tenho que comprar mais controles. Aqui vem um novo jogo de corrida, eis um novo periférico’. Subitamente, você começa a gastar muito dinheiro com controles extras, periféricos, baterias e outros objetos. Com o Kinect, basta comprar um sensor e tudo está resolvido.”

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.