Atualização do Windows 10 deixa as senhas tradicionais com os dias contados

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Windows 10 deixa as senhas tradicionais com os dias contados

"Ninguém gosta de senhas, exceto hackers". É assim que a Microsoft começa o anúncio feito recentemente sobre um novo esquema de segurança para o Windows 10. Em breve, você terá que digitar cada vez menos os códigos de acesso — e, por mais estranho que possa parecer à primeira vista, isso o deixará mais seguro.

A novidade é que o Windows Hello agora tem a certificação FIDO2, um padrão de segurança que permite o login em serviços e sites por meios alternativos que não sejam uma sequência de letras, números e símbolos. Essa autenticação pode ser feita com biometria, reconhecimento facial ou código PIN, que pode ser configurado rapidamente na conta da Microsoft.

Na prática, você não abandonará as senhas totalmente: elas precisam ser digitadas ao menos uma vez para estabelecer o vínculo com o novo formato de segurança. É só depois que os logins são devidamente cadastrados e autenticados que o procedimento fica bem mais rápido. Além disso, em aparelhos sem o Windows Hello, os códigos precisarão ser inseridos normalmente.

Segundo a empresa, a segurança do FIDO2 é garantida por uma criptografia muito superior às senhas comuns. A certificação será aplicada a partir da atualização 1903 e depende também da compatibilidade com serviços, como os navegadores instalados no seu PC, e com Microsoft Office (a partir da conta do Office 365), Skype, Xbox e outros.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.