Days Gone: saiba tudo que foi divulgado sobre o exclusivo de PS4

Days Gone: saiba tudo que foi divulgado sobre o exclusivo de PS4

Último Vídeo

Com a E3 2017 quase aí, começam a surgir os anúncios que devem ser destaque no palco da maior feira de games do mundo. Uma dessas novidades é Days Gone, jogo exclusivo de PlayStation 4 que, após estar esquecido, finalmente deve mostrar a que veio. Inclusive, um dos dubladores do título, Sam Witwer (Star Wars: Battlefront), confirmou que o game estará no evento "de forma grande".

De fato, quando foi revelado na E3 do ano passado, Days Gone parecia promissor, mesmo com uma narrativa bastante datada - no caso, histórias apocalípticas com zumbis. Por isso, para situar você sobre a aventura, separamos algumas informações do game divulgadas ao longo do último ano, e que com certeza serão detalhadas durante a conferência da Sony, no dia 12 de junho, às 22h00 pelo horário de Brasília.

História

Muito pouco foi revelado sobre qual é o enredo de Days Gone. Desenvolvido pela SIE Bend Studio, trata-se de um jogo de sobrevivência em terceira pessoa protagonizado por Deacon St John (dublado por Witwer), um motoqueiro que, após um incidente trágico não revelado, se transformou em caçador de recompensas no universo pós-apocalíptico do jogo. Ele parece fazer parte de um clã de motoqueiros sobreviventes, então é possível que o personagem seja o líder desse grupo.

Como a Umbrella em RE, a corporação aqui se chama Nero

A tragédia em questão que parece ter mudado Deacon pode ter a ver com Sarah, a misteriosa garota loira que aparece no final do trailer de revelação do título. Ao que tudo indica, a jovem morreu durante a praga zumbi. Por falar nisso, os criadores do jogo disseram que não são zumbis, mas sim "freakers" que, assim como os seres humanos que não foram afetados pela pandemia, estão tentando sobreviver. No vídeo de gameplay, é possível ver que as criaturas (se é que podemos chamá-las assim) buscam por suprimentos, como água e comida, e só se tornam hostis se forem provocadas.

E o que teria causado essa epidemia no estilo clickers de The Last of Us? Segundo o trailer oficial, a doença pode estar diretamente ligada a uma corporação chamada NERO (National Emergency Research Organization, no português Organização Nacional de Pesquisa de Emergência), similar ao contexto da Umbrella Corporation em Resident Evil, que desenvolveu um vírus capaz de transformar humanos em zumbis.

Adeus, zumbis

Ambientação

Days Gone é um jogo de mundo aberto, com florestas, vilas, cidades, fábricas e outras construções para exploração. Segundo o estúdio, elementos específicos podem mudar com base na hora do dia - por exemplo, os freakers são mais lentos e menos propensos a formar multidões durante o dia, mas à noite são mais frequentes e muito mais perigosos. Esse tipo de mecânica já apareceu em títulos como Dead Rising e Dying Light, que juntam hordas de inimigos capazes de modificar seu comportamento de acordo com as mudanças na área.

E quando falamos hordas não pense que são grupos com apenas dez ou vinte freakers: são grandes aglomerações de inimigos supervelozes que podem te perseguir por todo o cenário. É por isso que, para se movimentar mais rapidamente, veículos estarão disponíveis na trama. Até o momento, apenas a motocicleta foi confirmada, mas é provável que existam automóveis, caminhões, bicicletas, entre outros.

Tá ficando bonito!

Armas e montagem de itens

Além disso, Days Gone contará com um sistema de montagem que lembra um pouco The Last of Us. Na demo exibida pela Sony, Deacon utiliza um filtro de óleo como supressor de ruído para sua pistola e, com isso, não chamar a atenção de freakers que estejam por perto. Diferentes peças, como air bags de carros abandonados, podem ser utilizadas para fazer bombas artesanais, e itens que você não quer descartar podem ser guardados para uso posterior. Aqui, um detalhe interessante: os itens só poderão ser montados depois de adquirir sua respectiva "receita" contendo as instruções.

Quanto às armas, o que foi divulgado até agora confirma o uso de facas, pistolas, rifles, coquetel molotov e machados. Não se sabe se haverá combate corpo a corpo, mas toda vez que um freaker atacar o personagem, começa uma cena de ação com alguns controles para bloquear a investida do inimigo. Funciona como uma espécie de quick time event, em que você precisa apertar botões numa sequência correta para se livrar do adversário e finalizá-lo com sua arma.

Por conta disso, é pouco provável que você se arrisque em lutas corporais contra os freakers, principalmente pela facilidade com que eles se amontoam em hordas. Neste caso, as armas prometem ser bastante munição: só o rifle de assalto é capaz de armazenar até 600 balas, enquanto a pistola tem cerca de 100 balas. Itens espalhados pelos cenários também poderão ser usados como armamento.

PS4

Lançamento

Nem a SIE Bend ou a Sony revelaram quando Days Gone chegará às lojas, nem mesmo uma janela de lançamento. Especula-se que isso possa acontecer entre o final de 2017 e 2018, uma vez que as empresas soltaram poucas informações desde junho do ano passado. Como o game terá mais destaque nesta E3, são maiores as chances do estúdio divulgar uma data ou período. Então, fique de olho aqui no TecMundo Games para saber em primeira mão todas as novidades.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.