Samsung tem queda de 56% do lucro após baixa na venda de chips e celulares

1 min de leitura
Imagem de: Samsung tem queda de 56% do lucro após baixa na venda de chips e celulares

Na última quarta-feira (31), as ações da Samsung caíram após o anúncio da fabricante informando uma queda de 56% em seu lucro do segundo trimestre deste ano. A transnacional já havia alertado os investidores acerca de sua previsão para os resultados desse período e dos desafios significativos futuros, citando menor venda de aparelhos celulares e chips e uma redução de 4% da receita em comparação com 2018.

O lucro operacional dos últimos 3 meses registrado pela Samsung foi de 6,6 trilhões de won coreanos (aproximadamente R$ 22 bilhões, na cotação de hoje) ante a 14,87 trilhões de won coreanos (R$ 50 bilhões) lucrados no mesmo período do ano passado. As ações da empresa caíram até 3,3% em Seul após o anúncio.

Samsung tem queda no lucro (Fonte: Visual Hunt/Reprodução)
Samsung tem queda no lucro. (Fonte: Visual Hunt/Reprodução)

Os motivos da queda no faturamento

Os declínios de valores no mercado de chips de memória flash DRAM e NAND são uma das principais razões da redução dos lucros da Samsung. O excesso de oferta dos produtos forçou a queda dos preços, causando um esgotamento dos estoques pelos principais clientes e derrubando a lucratividade. No ano passado, a baixa no estoque e a elevação dos custos beneficiaram a empresa com faturamentos recordes.

A demanda por aparelhos smartphones também diminuiu, reduzindo as vendas dos principais dispositivos topo de linha da empresa, como o Galaxy S10. Por outro lado, o comércio de produtos mais baratos, como Galaxy A, aumentou. A receita da Samsung em seu mercado de celulares subiu 8%, mas o lucro de smartphones caiu quase 42% em comparação com o ano passado.

Segundo a Samsung, estamos passando por um período de incertezas econômicas para o mercado móvel, que permanecerá sob pressão e enfrentará desafios nos próximos trimestres. A empresa reitera o alerta aos investidores, incluindo, ainda, uma referência a uma possível disputa comercial entre Coreia do Sul e Japão, uma vez que Tóquio colocou controles nas exportações de três materiais químicos para a Coreia do Sul no início de julho. Essas brigas podem ter sérias implicações para os negócios da Samsung, principalmente em seu mercado de chips.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.