Voxel

Mágica? Jogadores recriam Snake e Pong em Super Mario World [vídeo]

Último Vídeo

A maratona Awesome Games Done Quick deste ano não só arrecadou uma quantia impressionante em doações, mas também registrou algumas ações que você mal consegue acreditar que realmente aconteceram. No clipe acima, a equipe explorou erros de memória para executar um código dentro de Super Mario World, do Super Nintendo. O resultado? Eles foram capazes de criar versões personalizadas de Pong e Snake (o "jogo da cobrinha") usando elementos do game original.

Parece mágica, mas existe uma explicação e ela é bem complicada. Tudo foi feito em um emulador, mas sem uma ROM hackeada – o controle, entretanto, é feito por uma ferramenta eletrônica .

Em uma das primeiras fases do jogo, o bot encontra uma série de glitches que realmente existem no cartucho, como criar vários Yoshis e ganhar várias vidas consecutivas. Tudo isso serve para que a memória salve uma série de sprites de objetos móveis do jogo em uma ordem específica.

A magia acontece só durante o trecho subterrâneo de bônus: a ferramenta usa um glitch que trata aquelas sprites anteriormente salvas como um código "cru" executável, em vez de estarem organizadas no jogo original. Neste caso, os dados podem ser modificados ou receberem manipulações diversas. O que a equipe fez foi a segunda opção, criando um ambiente totalmente novo no jogo com os dois mini-games. A explicação com mais detalhes técnicos você encontra neste link e na postagem original do clipe.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.