Atualização para Apple TV vai permitir fazer “login em tudo” de uma só vez

2 min de leitura
Imagem de: Atualização para Apple TV vai permitir fazer “login em tudo” de uma só vez
Imagem: theverge

Durante a conferência principal da WWDC, Eddy Cue, da Apple, apresentou uma série de novidades para o tvOS, o sistema operacional da nova Apple TV. O software deve receber uma grande atualização que o tornará bem mais prático para o uso cotidiano e também para a primeira configuração. Será possível fazer login em praticamente todos os apps e serviços digitando seu usuário e senha apenas uma vez.

Atualmente, você tem que fazer isso repetidamente em todos os apps da Apple TV, e a maioria deles já usa a Apple ID para login. Mesmo assim, o software força você a digitar as informações o tempo todo através de um iPhone pareado ou, pior ainda, com o controle que vem junto com ela. Um novo app para controlar o aparelho via iPhone também foi lançado.

O nome desse recurso de login é “Single Sign-on” e deve permitir acessar uma diversidade de apps diferentes, incluindo serviços de streaming de grandes redes de TV americanas, como HBO, NBC etc. Essa função deve chegar em breve ao iOS também, e vai funcionar praticamente da mesma forma que o Google Smart Lock.

Comandos de voz

A Siri da Apple TV também ficou muito mais inteligente. A Assistente finalmente vai permitir que você pesquise filmes e outros conteúdos a partir de categorias. Será possível, por exemplo, dizer: Siri, mostre-me filmes colegiais dos anos 1980. Ela trará uma série de títulos que combinam com as especificações que você deu.

Outra novidade sobre a assistente é que ela poderá agora alterar entre canais de TV ao vivo apenas com um comando de voz do usuário. Você pode pedir para ela entrar na programação atual do ESPN, por exemplo, e assistir a um jogo da Copa América. Infelizmente, nada da Siri na Apple TV funciona no Brasil. Vale lembrar ainda que a assistente também passará a usar o YouTube como fonte de conteúdo para as buscas.

Mais apps

Tim Cook por fim explicou que o tvOS já tem cerca de 6 mil apps disponíveis, sendo que 1,3 mil deles são de streaming de vídeo. Há também algumas pequenas melhorias, como pastas de apps e a possibilidade de ditar texto com sua voz, o que deve facilitar ainda mais o login em apps que não são compatíveis com o Single Sing-on.

Todas essas novidades já estão disponíveis na versão 9.2.2 do tvOS, mas esse software ainda está em fase beta para desenvolvedores. Para os usuários comuns, a atualização deve chegar durante a primavera, entre setembro e dezembro deste ano.

Confira mais sobre a WWDC 2016 em nossa cobertura ao vivo aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.