Fones de ouvido permitem controlar smartphone usando expressões faciais

1 min de leitura
Imagem de: Fones de ouvido permitem controlar smartphone usando expressões faciais
Imagem: Pixabay

Um simples sorriso. É o que basta para controlar funções de um smartphone com os fones de ouvido criados por Denys Matthies, um pesquisador de interação com computadores do Fraunhofer Institute for Computer Graphics Research, na Alemanha. O protótipo é capaz de acionar comandos como abrir documentos, reproduzir e pausar músicas por meio de movimentos do rosto.

Quando sorrimos, diversos músculos do nosso rosto se movem em sincronia, juntamente com nossos olhos e o canal auditivo. E é aí que entra o papel dos fones de ouvido, que contam com eletrodos especiais que identificam o formato do canal do ouvido do usuário usando um campo elétrico. De acordo com as expressões faciais que o usuário faz ao sorrir ou fazer caretas, por exemplo, o canal também se move, e os fones identificam esses movimentos, acionando comandos diferentes.

De acordo com Matthies, os fones possuem 90% de precisão no reconhecimento de sorrisos, piscadelas, abertura e fechamento da boca, assobios e também ao virar a cabeça para os lados.

O pesquisador apresentará seu projeto durante uma conferência internacional de tecnologia no mês de maio, nos Estados Unidos, visando a comercialização do produto para apresentar uma solução a pessoas com mobilidade limitada ou simplesmente para quem deseja economizar alguns segundos nos movimentos. No vídeo acima, Matthies mostra mais um pouco de sua invenção.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.