Novo recurso de segurança do Safari não vai 'matar as PWAs'

1 min de leitura
Imagem de: Novo recurso de segurança do Safari não vai 'matar as PWAs'
Imagem: https://www.macprofessional.com/o-intelligent-tracking-protection-da-apple-pode-ser-explorado-para-rastrear-utilizadores-do-safari-diz-a-google/

Recentemente, a Apple anunciou alguns aprimoramentos da Prevenção de Monitoramento Inteligente (PMI) no iOS, e que o recurso estava sendo estendido ao Safari. Sendo assim, os dados dos sites armazenados por script serão apagados após sete dias de uso do Safari sem interação do usuário nesses sites.

Muitos usuários acharam que os dados dos sites seriam excluídos após sete dias corridos, ou que o tempo seria contado mesmo que o Safari não fosse utilizado. Adicionalmente, alguns usuários acharam que a Apple estaria querendo liquidar os Progressive Web Apps (PWAs), muito vezes confundidos com os "service workers", responsáveis pelo registro de acesso ao site no navegador.

Se você é um desses usuários, veja explicação baixo e entenda como o recurso funciona.

Fonte: The Verge/ReproduçãoFonte: The Verge/ReproduçãoFonte:  The Verge 

Como funciona a PMI no Safari?

A PMI é uma forma da Apple aumentar a segurança e a privacidade em seu navegador. O recurso não pretende atrapalhar a interação dos usuários com seus sites favoritos, mas mantê-los seguros quanto aos sites que são acessados casualmente.

Dentro do Safari, os setes dias funcionam assim: o navegador possui um contador interno. Considerando os sites A e B, digamos que você visite o site A no primeiro dia e no segundo dia. Essas visitas ficaram registradas no navegador, que foi utilizado dois dias seguidos, sendo que um mesmo site foi acessado nesse período. No terceiro dia, se você acessar somente o site B, voltando a acessar o site A no quarto dia, isso significa que o site A, agora, tem seis dias para manter os dados.

Basicamente, os dias só não contados para determinado site, caso o usuário use o navegador e ele não seja acessado.

Então, se você ficar duas semanas usando o telefone sem usar o Safari, o contador para todos os sites fica parado. O contador só volta a diminuir os dias de armazenamento de um site, caso ele não seja acessado em um dia em que o Safari foi usado.

É válido lembrar que os apps dedicados a um único site ou os apps Capacitor/Cordova não possuem contadores. Nesses casos, portanto, os dados não são apagados.

Em relação aos PWAs, o recurso do Safari nada os afeta. O fato é que algumas pessoas tendem a considerar que os service workers são uma implementação dos PWAs, o que não é verdade. E, mesmo se fosse, o recurso da Apple parece uma legítima medida de segurança, e não uma alteração de padrão web.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.