Mass Effect 4 trará novos heróis a bordo do bom e velho Mako
11
Compartilhamentos

Mass Effect 4 trará novos heróis a bordo do bom e velho Mako

Último Vídeo

A BioWare aproveitou a ocasião da última Comic-Con para mostrar alguns detalhes bastante prematuros do vindouro Mass Effect 4. Ok, em primeiro lugar, vale acalmar os ânimos, já que a desenvolvedora fez questão de frisar que o game encontra-se ainda a vários anos do seu lançamento.

A boa notícia? Bem, uma parte dos fãs da primeira trilogia certamente gostará de ver o retorno do Mako — o veículo de superfície utilizado para explorar regiões inóspitas durante o primeiro Mass Effect. Não apenas o curioso offroad estará de volta como o estúdio ainda levou para San Diego uma animação com um novo design, deslocando-se rapidamente por entre paisagens nevadas.

De fato, a BioWare referiu-se à nova versão do veículo como “o seu Mako”, sugerindo possíveis personalizações. Ademais, é de se esperar que o bom e velho carrinho apresente uma jogabilidade mais bem talhada, já que o estilo um tanto desajeitado do primeiro modelo foi um dos principais motivos para ele tivesse sido sumariamente retirado de Mass Effect 2 e também de Mass Effect 3 —  uma série de desafios praticamente idênticos, vale dizer.

Mas é realmente fácil acreditar em uma melhoria. Até porque, o estúdio também soltou que a ênfase ao revelar o novo Mako não se deu por acaso: Mass Effect 4 deve, de fato, colocar grande parte do seu foco na exploração de planetas — de forma que um veículo de superfície deve ser completamente indispensável. Adicionalmente, não haverá qualquer tipo de arma embutida, de forma que “explorar” deve mesmo ser o mandamento principal.

Novos heróis... Possivelmente humanos

Mas não foi apenas o novo Mako que subiu ao palco da Comic-Con juntamente com a BioWare. Na verdade, o estúdio também aproveitou para mostrar os primeiro conceitos artísticos do traje espacial que deve proteger o herói de Mass Effect 4 de raios, intempéries e conspirações governamentais.

As imagens divulgadas, entretanto, referem-se ainda a um protótipo inicial — de forma que nem sequer foram diretamente reveladas ao público em geral. Entretanto, a softhouse afirmou que a nova trupe não terá uma ligação direta com Shepard e Cia. Na verdade, a BioWare espera que os jogadores experimentem “novos lugares e novos personagens” e também que “novas pessoas possam se apaixonar [por Mass Effect]”.

Quando? Onde? Por quê?

De qualquer forma, é fácil ver pelos trajes que o novo protagonista igualmente será um N7 — código vocacional da Systems Alliance para forças especiais de alta proficiência, aplicado a fuzileiros que se graduaram no programa de Treinamento Combativo Interplanetário (ICT, na sigla em inglês). Ademais, a BioWare se esquivou de definir as raças jogáveis, chutando a bola para algum momento futuro.

De qualquer forma, há múltiplos tweets internet afora falando de uma trama que se passa simultaneamente à história desenvolvida na trilogia original. Mas... Fala-se também de uma nova galáxia como cenário, de forma que a ideia de que será um ser humano a rechear o traje N7 parece ainda incrivelmente vaga — até pelo formato da armadura, que não permite ver qualquer coisa além de uma criatura com fisionomia remotamente humana.

Bem, digamos que uma galáxia inteiramente diferente parece se adequar à ideia de um “sucessor espiritual” — conforme se referiu o estúdio ao novo Mass Effect.

Multiplayer cooperativo

A BioWare também aproveitou o painel da San Diego Comic-Con para deixar uma pulga multiplayer atrás da orelha dos presentes. Em relação ao assunto, Mike Gamble apenas disse que “a competição é algo importante, mas a cooperação é o que realmente nos interessa”.

Naturalmente, o caráter vago das informações tem motivos até bastante claros. Em primeiro lugar, Mass Effect 4, ao que parece, não deve dar as caras antes de 2016, e isso sendo bastante otimista.

Além disso, é provável que a BioWare queira aproveitar o embalo do seu novo “Shadow Realms” — título que deve ser formalmente apresentado durante a próxima exibição da feira Gamescom, prevista para ocorrer no mês que vem, ocasião em que, de fato, o próprio ME4 pode ganhar mais detalhes.

A BioWare também falou que...

  • A Frostbite 3 deve permitir à equipe de animação executar coisas que eles “nem sequer podiam imaginar antes”;
  • A desenvolvedora aposta fortemente na personalização, tendo revelado o desejo de que os jogadores tenham o máximo de escolhas possível;
  • Alguns personagens dos games anteriores podem aparecer durante a história de Mass Effect 4;
  • O próprio título “Mass Effect 4” é apenas provisório; e
  • Ainda não há uma data de lançamento prevista (nem mesmo uma janela de lançamento); trata-se de algo para daqui a vários anos.
Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.