Match Point: Age of Empires 2 e o competitivo que resiste ao tempo

Match Point: Age of Empires 2 e o competitivo que resiste ao tempo

Último Vídeo

O gênero RTS não anda com muitos lançamentos no mercado de games. A febre dos MOBAs talvez tenha sido a responsável pela perda do romantismo com a estratégia clássica — aquela com construções, exércitos e unidades passeando pelo mapa. Mas ainda é uma excelente hora para os fãs acompanharem as competições de Age of Empires 2, um dos responsáveis por popularizar o gênero na década passada. Assim como Warcraft 3, as partidas competitivas desse game resistiram ao tempo e trouxeram, este ano, as maiores premiações da história.

A TyranT organizou, no começo do ano, a War is Coming, um torneio que premiou mais de US$ 120 mil aos melhores estrategistas do planeta. E tivemos brasileiros se destacando nesta competição, pois os times em segundo e terceiro lugar eram ocupados por jogadores nacionais.

Diga-se, de passagem, que o Brasil também conta com uma representação de peso nestes torneios internacionais de Age of Empires 2. Juntando todas as premiações, eles conquistam o segundo maior faturamento do jogo, perdendo só para a Coréia do Sul. Daniel “RiuT” Lima, um dos integrantes da TyranT, também se posiciona entre os dez jogadores mais premiados.

Confesso que, entre todos os games do gênero, Age of Empires 2 é um dos que mais me intriga. Seu micro e macrogerenciamento são muito mais complexos comparado aos outros títulos que acompanho. São muitas variáveis sendo combatidas a cada segundo. Dominar, ao mesmo tempo, a visão daquele mapa extenso, os quatro principais recursos e o controle de mais de 200 unidades não é para qualquer um. Exige atenção, disciplina e, além de tudo, muita habilidade.

Mas este é o ponto forte do título em meio a tantos outros que buscam simplificar demais a jogabilidade. Ele pode parecer mais lento que os jogos atuais, mas seus elementos são inesquecíveis e inspiraram as gerações seguintes. Reforçado pela nostalgia incomparável, Age of Empires 2 ainda pode surpreender e muito os fãs de eSports.

Se você é apaixonado pelo jogo ou foi tomado pelas saudades desse game, aconselho muito a acompanhar o canal do YouTube ZeroEmpires e o canal do TwitchTV VooblyOfficial. Lá estarão os campeonatos, clanfrontos e disputas mais atuais para você não perder nenhum momento desse clássico que ainda deixa muitas lembranças.

Wololo!

O Match Point é um espaço no TecMundo Games dedicado para discutir o eSport e os games competitivos diariamente, trazendo estratégias, curiosidades, campeonatos e jogadas inesquecíveis dos mais diversos títulos.

Publicações da semana:

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.