Confira a superfície da Lua numa foto com 100 mega de resolução!

1 min de leitura
Imagem de: Confira a superfície da Lua numa foto com 100 mega de resolução!

Cientificamente falando, a Lua é “apenas” o satélite natural da Terra. De fato, ela exerce algumas influências sobre nosso planeta. Um exemplo disso é que o alinhamento entre o Sol e a Lua controla as marés.

Mas, tirando o que já foi comprovado, existem várias outras áreas em que a crença popular sugere que a Lua exerce seu poder. Sendo assim, há pessoas que só cortam os cabelos na Lua crescente, como forma de incentivar o crescimento rápido e saudável dos fios. Sem falar no quanto ela é cultuada entre escritores, poetas, compositores e por aqueles que curtem observar o céu e o espaço.

Se você sempre sonhou em ver detalhes do solo lunar e nunca teve oportunidade de fazê-lo com a ajuda de um equipamento apropriado, agora essa tarefa se tornou mais fácil.

Seán Doran, que trabalha com processamento de imagens RAW para a NASA, usa seu tempo livre para criar vídeos e fotos em altíssima resolução de alguns desses registros feitos pela agência espacial. Em seu mais recente projeto, ele selecionou e juntou algumas imagens capturadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (sonda espacial americana responsável pela exploração lunar) e gerou uma foto de 100 megapixels da Lua.

Cada imagem do “quebra-cabeça” tem uma resolução de 100 metros por pixel e cobre uma área de aproximadamente 60 quilômetros da superfície lunar. Depois de juntá-las, Doran utilizou uma técnica conhecida como push broom, que possibilitou a transformação da imagem plana em uma esférica.

O resultado é uma magnífica foto, com incríveis detalhes da superfície lunar. Para baixá-la, clique aqui. Para visualizá-la em uma resolução de 0,62 gigapixels, acesse o GigaPan através deste link.

No canal do Doran, no YouTube, podemos conferir belas imagens em pequenos vídeos que mostram a Terra, o Sol, Júpiter, entre outros astros. No exemplo abaixo, que pode ser visualizado em 4K, temos a sensação de estar sobrevoando a Lua.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.