Voxel

Max Payne 3: parcerias, multiplayer online e questões capilares

Último Vídeo

Img_normal

A última edição da britânica EDGE jogou nova luz sobre um blockbuster que anda há algum tempo no limbo. Além de trazer as únicas imagens inéditas do jogo em dois anos, a revista ainda revelou a inclusão de um multiplayer online... Mais as respostas definitivas sobre a cabeleiras do protagonista.

Na revista, o herói aparece com uma copiosa cabeleira, diferentemente da versão semi-careca mostrada há dois anos — é claro que o rosto do protagonista, conforme consta na capa do periódico, ainda indica a possibilidade de alguma desordem mental. Entretanto, não esperes que Max mantenha esse visual durante todo o jogo.

Img_normal

A revista afirma que, em alguns pontos, Payne terá uma “cabeleira profusa” — algumas imagens ainda ostentam uma bela careca —, concluindo ainda que ele “não será o brutamontes embriagado que as pessoas estão esperando”. Max Payne foi transformado do típico nova-iorquino para um alcoólatra desde Max Payne 2.

Esforço colaborativo

A Rockstar também resolveu entrar em detalhes sobre o “esforço colaborativo” previamente anunciado. Além da Rockstar Vancouver, participarão também da produção as sucursais da publicadora na Nova Inglaterra, em Toronto e em Londres. “Nós temos várias pessoas talentosas [empenhadas] em todos os nossos estúdios”, afirmou o diretor de arte de Max Payne 3, Rob Nelson. “Isso significa que nós podemos trazer as pessoas certas para tarefas específicas sempre que for necessário”.

Img_normalPara o designer, a colaboração permitiria um nível consistente de qualidade, em uma abordagem típica da Rockstar. Em termos práticos, isso se traduz, por exemplo, em ambientes completamente destrutíveis, em uma nova interface visual circular para a seleção de armas, e também em um novo sistema de cobertura que utilizará elementos do cenário. O clássico bullet-time será carregado conforme os inimigos são abatidos.

A revista também trouxe novos detalhes sobre as animações “cartunizadas” que embalaram as histórias dos dois primeiros títulos. “Esses mecanismos narrativos utilizam a engine do jogo para mostrar uma colagem dos elementos de ação”, afirmou Nelson. Para tanto, centenas de horas de captura de movimentos foram gravadas, o que foi então misturado com a Euphoria, a fim de produzir personagens capazes de interagir com os ambientes de jogo realisticamente.

Ademais, contrariando afirmações anteriores, James McCafferty voltará para dublar o herói — McCafferty foi responsável pelas linhas de voz do protagonista nos dois títulos anteriores da série. Aparentemente, a Rockstar desistiu de caçar uma nova voz para Payne — algo bastante coerente, diga-se de passagem.

Img_normal

Entretanto, talvez a maior novidade tenha vindo através da afirmação de que haverá um multiplayer online em Max Payne 3, embora absolutamente nenhum detalhe adicional tenha surgido até o momento.

O negócio é pesquisar sobre o Brasil...

Conforme qualquer gamer razoavelmente bem informado deve saber, Max Payne 3 se passará no Brasil. O mesmo jogador também deve saber que a Rockstar, desenvolvedora que puxa as cordas do título, não é tupiniquim. Dessa forma, para que se evitem patacoadas como a de Driver 2 — que trazia brasileiros que pronunciavam como angolanos —, o negócio é mandar ver nas pesquisas.

Segundo afirmou o diretor de arte, Rob Nelson, à revista EDGE, as pesquisas sobre São Paulo são tão completas quanto as que criaram a Nova Iorque fictícia do primeiro jogo. Membros da Rockstar foram enviados para cá por várias semanas, a fim de fotografar, filmar e sentir a atmosfera. “Nós encontramos diversos ambientes nos quais poderíamos colocar [Max Payne]”, afirmou Nelson. “É uma cidade enorme, e existe uma grande disparidade entre ricos e pobres. Aprender sobre isso e encontrar lugares adequados tem sido fascinante”.

Img_normal

Aparentemente, as diferenças de estilo (entre Nova Iorque e São Paulo) impediram que a produtora reutilizasse retalhos de cenários anteriores. “Todas as fases serão originais. O Brasil é um lugar fascinante para se ambientar um jogo — existem diversos aspectos únicos sobre os cenários que reveláramos em algum tempo. Temos muito trabalho para fazer”.

A Rockstar anunciou Max Payne 3 originalmente para 2009, particularmente, durante o mês de maio. De lá para cá, o título foi adiado diversas vezes... E permanece ainda sem uma data definida. Aguarde novidades aqui no TecMundo Games.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.