NASA confirma missão para levar robô Dragonfly até Titã, lua de Saturno

1 min de leitura
Imagem de: NASA confirma missão para levar robô Dragonfly até Titã, lua de Saturno

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) confirmou nesta semana uma nova missão espacial. Ela vai lançar um robô chamado Dragonfly que tem como destino Titã, uma das luas de Saturno.

O veículo é uma espécie de drone com múltiplos motores e pode ser usado na exploração de vários planetas e luas. Ele terá alta liberdade para passear por Titã, fazendo experimentos com sensores e gravando imagens.

Talvez o que mais interesse a equipe é uma possível proximidade de Titã com a Terra em alguns processos químicos, incluindo a presença de líquido subterrâneo, reservatórios, dunas e presença de material orgânico. Ela também vai investigar a "habitalidade" do local, que tem uma atmosfera baseada em nitrogênio, assim como a nossa

A Dragonfly será uma espécie de sucessora da Cassini, cujo estudo de 13 anos foi finalizado no final de 2017, após inúmeras contribuições. Ela foi construída pelo Johns Hopkins Applied Physics Laboratory (APL) e se enquadra nos projetos da linha New Frontiers, que financia missões de até US$ 1 bilhão e implementação científica prioritária. Ela deve ficar por pouco menos de 3 anos na lua.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.