Voxel

Medal of Honor: números, vendas e relatos da EA

Último Vídeo

Img_normal

No decorrer deste mês, muitos críticos revelaram informações interessante sobre a repercussão do lançamento de Medal of Honor no mundo dos video games. Pelo visto, o FPS — jogo de tiro em perspectiva de primeira pessoa — não foi tão bem como Call of Duty: Modern Warfare 2 ou Halo: Reach, mas gerou bons resultados para a Electronic Arts.

Segundo a companhia, o primeiro dia de vendas nos Estados Unidos foi muito bom. Bob McKenzie, vice-presidente sênior de merchandising da loja GameStop, disse no começo de outubro que o lançamento de MoH foi encarado inicialmente como um dos mais expressivos do ano.

No dia 19, a EA relatou que o jogo vendeu 1,5 milhões de unidades nos primeiros cinco dias de lançamento. Isso será celebrado com a disponibilização do modo multiplayer Clean Sweep no dia 2 de novembro. Os mapas Bagram Hangar e Khyber Caves serão liberados juntamente com o modo inédito. Para ter acesso gratuito aos extras (por padrão, os bônus são pagos), basta resgatar o Online Pass incluso na cópia adquirida do game.

Saiba o que disse Frank Gibeau sobre a repercussão do novo título:

“Medal of Honor é uma das franquias mais expressivas da EA e nós estamos alegres em ver que os fãs do mundo inteiro foram conquistados por ela. Nesta categoria extremamente competitiva, Medal of Honor se sobressai dos demais. Retratando o Tier 1 Operator com destaque, MoH oferece uma visão em um mundo capaz de ressoar com os gamers de FPS de qualquer lugar.”

No Reino Unido, o GfK Chart Track indicou que o game da EA gerou um recorde: o número mais elevado de vendas na semana do lançamento. Lá, a versão do Xbox 360 representou 52% do número total de vendas, seguida pelo título para PlayStation 3 com 43%. Sim, a edição do PC formou apenas 5%. É o quarto maior lançamento anual do X360 e o quinto no PS3.

Entretanto, as vendas no Steam não foram contabilizadas nessa porcentagem. É interessante constatar que, no dia 19, a lista de top games do serviço da Valve por contagem de jogadores mostrou MoH — a área multiplayer — no 20º lugar. No mesmo dia, o pico de gamers online foi o seguinte: 3.246 (Counter-Strike: Source aparecia em primeiro com 68,2 mil pessoas). No modo single player, o game da EA apareceu na 32ª posição com um pico de 1.202 jogadores online.

Voltando aos números de vendas, vale reforçar que John Riccitiello (o “chefe” da EA) afirmou ao Fox News que Medal of Honor rendeu US$ 100 milhões na semana de lançamento. Isso é pouco perto da estrondosa marca de US$ 310 milhões gerada por Modern Warfare 2 em apenas 24 horas de lançamento. Também não é muito em comparação com os US$ 200 milhões em vendas de Halo: Reach — exclusivo para Xbox 360 — também em somente um dia, mas ainda é um número admirável.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.