Voxel

Memória RAM do Wii U é consideravelmente mais lenta do que as de Xbox 360 e PS3

Último Vídeo

Fonte: Reprodução/AnandTech
O hardware do Wii U conta com memória RAM DDR3, coisa que normalmente vemos dentro de computadores atuais. No entanto, por que isso pode não se configurar como uma boa coisa? Porque os consoles precisam de componentes que contem com uma considerável longevidade, e isso não é exatamente o que acontece com esse tipo de memória.

Um dia depois do lançamento do Wii U nos Estados Unidos, a AnandTech prontamente abriu seu primeiro console e verificou a parte interna do novo video game da Nintendo. Trata-se de um motor gráfico com 2 GB de memória RAM DDR3-1600. Isso representa mais do que o dobro da capacidade do Wii original.

No entanto o site GamingBolt reportou que o Wii U conta com memória Hynix, que traz uma velocidade de processamento máxima de 12 GB/s — enquanto a máxima rapidez da memória DDR3 é 17 BG/s. O valor atribuído ao WIi U é praticamente metade da velocidade da XDR do PlayStation 3, que chega a 25 GB/s.

Já o Xbox 360 tem uma memória com banda de 22 GB/s de velocidade e conta com memória GDDR3. Mas qual a razão que fez a Nintendo diminuir tanto a capacidade do Wii U? A diminuição do preço final do console, com o intuito de torná-lo o mais acessível possível.

O que isso faz de diferença?

Fonte: Reprodução/AnandTech
Quando você liga o seu video game, a quantidade de memória RAM de cada console é o que propicia a maior ou a menos qualidade das texturas de cada jogo, o que nos permite comprar gráficos de versões do mesmo jogo para Xbox 360 e PlayStation 3.

Porém, a falta de velocidade de processamento pode causar uma diminuição na taxa de quadros por segundos (FPS), aumentar o tempo de loadings (fazendo os gamers esperarem mais para que o jogo “carregue”) e dificuldade em processar jogos com mundos muito grandes...

Será que ouviremos reclamações frequentes sobre isso em um futuro próximo? Temos que esperar para ver.

Fontes: GamingBolt, Slashgear, NeoGAF

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.