Memory Card: os lançamentos históricos da semana (02/09 a 08/09)

Memory Card: os lançamentos históricos da semana (02/09 a 08/09)

Último Vídeo

Que tal sentir aquela sensação de nostalgia com os jogos clássicos que marcaram o seu passado? Pois mais uma vez o TecMundo Games está chegando com a coluna Memory Card, um novo quadro semanal com curiosidades e muitas saudades da indústria dos video games.

Toda sexta-feira, você verá uma seleção especial do site com uma retrospectiva do que significam os próximos sete dias no mercado — seja com aniversários de personalidades, lançamentos de jogos ou consoles ou grandes eventos. A lista a seguir vai desta sexta-feira (2) até a próxima quinta-feira (8), quando uma edição fresquinha do Memory Card entra no ar.

02 de setembro de 2004: Prince of Persia: Sands of Time é lançado para o PlayStation 2 (Japão)

O quarto jogo da série Prince of Persia chegou com elementos únicos aos jogadores e fãs de games de plataforma, permitindo controlar o tempo e resolver muitos quebra-cabeças com essa mecânica. Tudo isso garantiu excelentes críticas ao game da Ubisoft.

02 de setembro de 2008: Perfect World ganha mídia física pelo mundo todo

A versão física de Perfect World chegou apenas em 2008, o mesmo ano que o servidor do MMORPG estreou no Brasil. Até esse momento, o jogo já tinha 45 milhões de contas registradas na China, ficando atrás em números globais apenas de World of Warcraft.

03 de setembro de 1998: Metal Gear Solid é lançado para o PlayStation (Japão)

Ah, relembrar esse clássico também é voltar no início de uma das franquias mais veneradas entre os gamers. Apesar de ser o terceiro game da série, Metal Gear Solid chegou ao PlayStation com gráficos tridimensionais e mecânicas clássicas de espionagem.

03 de setembro de 2002: Fatal Frame estreia pelo PlayStation 2 (Europa)

Vários países europeus recebiam, nessa data, um dos games mais relembrados no gênero Survival Horror. A viagem de Miku para resgatar o irmão Mafuyu na mansão Himuro seria contornada por fantasmas bizarros e a única forma de se defender de tudo isso era usar uma câmera sobrenatural.

04 de setembro de 1989: SEGA Master System chega finalmente ao Brasil

Há 27 anos, a SEGA lançava no Brasil o seu Master System por meio da Tec Toy. O console custava 1500 cruzados novos (com os valores da inflação, cerca de R$ 2,8 mil) e vinha com dois jogos inclusos. Assim como lembramos há pouco tempo aqui no TecMundo Games, ele também enfrentou a forte concorrência do SNES no mercado brasileiro.

05 de setembro de 1995: Street Fighter: The Movie chega ao PlayStation (EUA)

Street Fighter é relembrado por muitas lutas épicas, mas há um título em especial que não cai muito bem na lembrança dos jogadores. Street Fighter: The Movie acompanhava o filme lançado no ano anterior e trouxe mecânicas que seriam levadas para a frente na franquia, mas não tinha aquele “gostinho” da série e é mencionado em algumas listas dos “piores jogos já feitos” nos video games. 

06 de setembro de 2000: Capcom vs. SNK estreia nos fliperamas (Japão)

Nas “quebradas”, dia 6 de setembro também marca a chegada de Capcom vs. SNK aos arcades japoneses. Apesar de ser o segundo “crossover” entre as duas grandes franquias de luta, ele trouxe muitos elementos que seriam revitalizados em Capcom vs. SNK 2 — até hoje um dos games mais relembrados entre os fãs "old school" da pancadaria virtual.

06 de setembro de 2001: Shenmue II era lançado para Dreamcast (Japão)

A continuação de Shenmue chegou ao Dreamcast nesse dia, sendo revivida também no Xbox nos anos seguintes. Ele é relembrado pelo mundo aberto e pelas cenas de “Quick-Time-Event”. O terceiro episódio explodiu de incentivos no Kickstarter.

07 de setembro de 1997: Final Fantasy VII estreia no PlayStation (EUA)

Esse é o dia em que os fãs da série Final Fantasy na América do Norte conheceram a jornada de Cloud e todas as surpresas na sua cruzada contra a Shinra. Pela primeira vez na série, estrelavam combates tridimensionais e o sistema único de magias com base nas Matérias.

07 de setembro de 2004: Burnout 3: Takedown estreia no PlayStation 2 e Xbox (EUA)

Batidas em alta velocidade eram o grande destaque de Burnout 3: Takedown. Assim como a série Need for Speed, a Electronic Arts apostou em uma boa dose de adrenalina no volante e uma excelente trilha sonora para trazer corridas alucinantes aos jogadores. Não façam nada desse jogo nas ruas, crianças!

08 de setembro de 1996: Kirby Super Star é lançado no SNES (EUA)

A simpática bolinha rosada da Nintendo chegaria novamente no SNES em Kirby Super Star, um conjunto de oito minigames disponíveis para o console em setembro de 1996. O jogo fez um sucesso tremendo entre a crítica e o público, sendo transferido tanto para o Wii e o Wii U pelo Virtual Console.

08 de setembro de 1999: Soul Calibur chega ao Dreamcast (EUA)

Saindo de Soul Edge para começar a série Soul Calibur, a franquia da Namco conquistou os jogadores por trazer mecânicas inéditas de batalhas com armas diversas.

...

Por conta da infinidade de lançamentos, não conseguimos colocar todos os fatos aqui, então selecionamos curiosidades semanalmente para diversificar a coluna. Complete nos comentários com o que você acha que faltou e até a semana que vem!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.