Memory Card: os lançamentos históricos da semana (09/09 a 15/09)

Memory Card: os lançamentos históricos da semana (09/09 a 15/09)

Último Vídeo

É hora de deixar um pouco de lado as novidades do mundo dos games e mergulhar em um túnel do tempo. Esta é a coluna Memory Card, que traz para você uma retrospectiva do que de mais relevante aconteceu na indústria dos games em anos anteriores, de grandes lançamentos de games e consoles a eventos e aniversários de marcas e celebridades.

Toda sexta-feira, você verá uma seleção especial do site com uma retrospectiva do que significam os próximos sete dias no mercado — seja com aniversários de personalidades, lançamentos de jogos ou consoles ou grandes eventos. A lista a seguir vai desta sexta-feira (9) até a próxima quinta-feira (15), quando uma edição fresquinha do Memory Card entra no ar.

9 de setembro de 1995 - O PlayStation é apresentado nos Estados Unidos

Há 21 anos (sim, tudo isso!), o primeiro console da família PlayStation era apresentado ao Ocidente. Ele foi um dos aparelhos que ajudou a popularizar gráficos poligonais em 3D, que ainda engatinhavam e pareciam "quadradões", além de reproduzir CDs tanto de jogos quando de música. Ele recebeu um corte de US$ 100 nos EUA meses depois.

9 de setembro de 1996 - X-Men vs. Street Fighter é lançado em fliperamas do Japão

Crossovers em jogos de luta são sempre muito bem recebidos pelos fãs e com este não foi diferente — afinal, se você gosta de Marvel vs. Capcom, tem tudo a agradecer ao pioneiro X-Men vs. Street Fighter. O jogo tem 17 personagens jogáveis, uma jogabilidade rápida e "super pulos", permitindo combos aéreos bem consideráveis. E quem não se lembra do vilão Apocalypse, o gigante e apelativo chefe final?

9 de setembro de 1999 - O Dreamcast chega ao Ocidente, começando nos Estados Unidos

Durante muitos anos, a SEGA foi a grande concorrente da Nintendo no mercado — e até hoje seus consoles deixam muitas saudades, inclusive no Brasil. Um desses aparelhos é o Dreamcast, que chegou ao Ocidente quase um ano depois de ser um sucesso no Japão. Ele teve problemas nos Estados Unidos: o estoque e a distribuição não eram muito organizados e o preço ficou acima do rival PlayStation.

10 de setembro de 2002 - Battlefield 1942 é lançado para PC

Pilotar aviões e tanques, jogar em mapas de grandes batalhas da Segunda Guerra Mundial e encarar disputas em um multiplayer que marcou uma geração. Primeiro jogo da franquia da Electronic Arts, Battlefield 1942 foi lançado há 14 anos, permanecendo durante muito tempo nos PCs de bastante gente por conta de mods feitos pela comunidade. Recebeu oficialmente duas expansões: The Road to Rome e Secret Weapons of WWII.

11 de setembro de 1997 - O RPG Breath of Fire III chega ao PlayStation

Um dos grandes RPGs de sua geração, Breath of Fire III mostra a jornada de Ryu dividida em duas partes, com o personagem criança e adulto. Uma história fora do convencional, os gráficos que misturam 2D e 3D e um mundo cheio de grandes criaturas e personagens curiosos fez o jogo entrar para a galeria dos melhores do PS1.

11 de setembro de 2015 - Super Mario Maker chega ao Wii U

Esse ainda não é nostalgia, mas é um grande marco para a Nintendo. Super Mario Maker traz ao alcance de todos os jogadores um desejo de décadas: criar a própria fase de Mario envolvendo elementos de diferentes gerações de games. A criatividade da comunidade e as infinitas possibilidades de edição vão deixar o título em evidência por um bom tempo.

12 de setembro de 1998 - Pokémon Yellow é lançado para o Game Boy no Japão

Adorou Pokémon Red & Blue, mas queria começar com Pikachu, como acontece com Ash Ketchum no anime? Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition chegou ao Game Boy para pegar carona no desenho animado e não decepcionou, sendo um sucesso comercial absoluto, inclusive em forma de bundle com o Game Boy Color. Pikachu segue você fora da pokébola durante a avetura e até podia aprender o HM03, Surf, caso conectado com o jogo Pokémon Stadium, do Nintendo 64.

13 de setembro de 1983 - Mario Bros. é lançado para o Famicom no Japão

Shigeru Miyamoto mudou a indústria para sempre neste dia, quando seu personagem — que já havia estrelado Donkey Kong, é verdade — ganhou um jogo solo na versão japonesa do NES. O estilo plataforma horizontal virou uma marca, personagens como Bowser e a Princesa Peach estreavam e muita gente por aí consegue terminar a fase World 1-1 de olhos fechados. Depois deste dia, o encanador bigodudo voou rumo ao estrelato.

13 de setembro de 1993 - É a "Mortal Monday"! Mortal Kombat chega ao SNES, Mega Drive, Game Boy e Game Gear

Este dia foi especial para a franquia: o primeiro Mortal Kombat saiu dos fliperamas para o mundo ao ganhar, simultaneamente, versões para dois consoles e dois portáteis. Foi um alto investimento da Activision em publicidade, inclusive em vários comerciais de TV nos Estados Unidos.

14 de setembro de 1995 - O terror Clock Tower é lançado para SNES

O gênero survival horror ficou famoso com Resident Evil e Silent Hill, mas uma geração antes outro jogo de exploração e terror ganhou o Japão. Clock Tower traz diversos elementos de filmes de terror italianos (os giallos), incorporados ao bom e velho mistério de uma casa aparentemente mal-assombrada. Como não se lembrar do vilão Scissorman, que salta do nada, não pode ser atacado (afinal, você é uma garotinha indefesa) e persegue você durante todo o jogo?

14 de setembro de 2001 - O GameCube é lançado no Japão junto com Luigi's Mansion e Super Monkey Ball

E tem mais aniversário de consoles! O GameCube foi oficialmente lançado nesta data, já com alguns jogos e com várias novidades: o formato, os minidiscos e o controle com várias mudanças em relação ao Nintendo 64. O primeiro dos games, inclusive, foi uma rara aventura solo de Luigi, que deixa as plataformas de lado para caçar fantasmas.

15 de setembro de 2002 - O primeiro Animal Crossing chega aos EUA no GameCube

A franquia Animal Crossing está em evidência até hoje, mesmo sendo um jogo de nicho. Esse simulador traz uma experiência de vida digital única, cheia de elementos de RPG e com uma jogabilidade bastante aberta, dando várias liberdades ao jogador. Quer só ter uma casinha tranquila na sua vila rural? Pode. Quer ficar amigo de todos os vizinhos? Também dá. Prefere sair coletando itens e fazer uma coleção? Tudo bem. Já são 4 games principais e dois spin-offs lançados.

Colunas anteriores:

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.