Memory Card: os lançamentos históricos da semana (23/09 a 29/09)

Memory Card: os lançamentos históricos da semana (23/09 a 29/09)

Último Vídeo

Chegou a hora de pular na máquina do tempo do TecMundo Games e saber o que aconteceu no passado na indústria dos jogos. É a coluna Memory Card, o quadro semanal do site com curiosidades, fatos e grandes acontecimentos que marcaram os anos.

Você já sabe como funciona: na sexta-feira, você verá uma seleção especial como a abaixo, contendo uma retrospectiva dos próximos sete dias em aniversários, acontecimentos e fundações. A lista a seguir vai desta sexta-feira (23) até a próxima quinta-feira (30), quando uma nova coluna entra no ar.

23 de setembro de 1889: a Nintendo é oficialmente fundada

Não, a data não está errada! A Nintendo que você conhece, de Mario, The Legend of Zelda e Pokémon, é uma empresa de séculos de vida. Só que ela começou como Nintendo Koppai, uma marca de jogos de cartas típicos do Japão conhecidos como hanafuda. O fundador da companhia foi Fusajiro Yamauchi, avô de Hiroshi Yamauchi — presidente mais icônico da Nintendo e o homem responsável por dar o pontapé inicial da produção de games.

23 de setembro de 1993: Sonic CD chega ao Sega CD no Japão

O primeiro Sonic em formato de CD-ROM tem tanto orgulho do feito que diz isso no nome. Ele foi a estreia de Metal Sonic como um vilão da franquia e de Amy Rose como uma aliada, além de introduzir até elementos de viagem no tempo na franquia. Ele foi um sucesso de crítica e foi considerado um dos melhores títulos de todo o Sega CD.

24 de setembro de 1993: o jogo Myst é oficialmente lançado no Macintosh

Esse é um clássico de uma época distante de jogos de PC. Myst é um jogo de exploração extremamente imersivo com jogabilidade em primeira pessoa que não possui violência, morte, limite de tempo e vários outros recursos “básicos”.

Ele começou como um projeto nada ambicioso de dois irmãos que, antes do sucesso, foram rejeitados pela Activision — que deve se arrepender do fato até hoje, pois Myst vendeu que nem água. E, de uma forma um pouco diferente do convencional, o Macintosh (da Apple) foi de fato a primeira plataforma do game.

24 de setembro de 2001: Silent Hill 2 é lançado para o PlayStation 2

Como se esquecer de Pyramid Head, um dos inimigos mais icônicos dos jogos de terror? E da história pesada envolvendo James Sunderland, Mary, Maria e as demais figuras perturbadas que você encontra na cidade? O jogo da Konami manteve a névoa, os enigmas e as bizarrices do game original, mas elevou tudo isso a um novo patamar. O resultado? Um dos títulos mais especiais da geração e de todo o gênero.

24 de setembro de 2002: a desenvolvedora Rare é comprada pela Microsoft

A Rare ficou famosa pela parceria com a Nintendo, da qual nasceram obras como Battletoads, a série Donkey Kong Country, GoldenEye 007 e Banjo-Kazooie. Porém, em 2001, a companhia japonesa parou de dar a mesma quantidade de verba e, ao fim do contrato, não fez uma oferta de aquisição dos parceiros.

A solução foi procurar uma nova casa e foi a Microsoft quem a recebeu de braços abertos, junto com algumas de suas propriedades. Porém, a atual relevância da desenvolvedora ainda não chegou próximo da glória do passado.

25 de setembro de 2007: Halo 3 chega ao Xbox 360

Sucesso de vendas, Halo 3 introduziu diversos novos elementos à franquia de tiro, ficção científica e ação espacial de Master Chief. O jogo ainda foi lançado pela Bungie como desenvolvedora e foi um sucesso de público e crítica — um alívio para a Microsoft, que investiu pesado na publicidade para divulgar o game.

26 de setembro de 1986: o primeiro Castlevania é lançado para o Famicom

Pois é: a família Belmont já está há 30 anos caçando Drácula e seus capangas demoníacos. O primeiro jogo da franquia nasceu no Famicom (a versão japonesa do Nintendinho) e colocava você na pele de Simon Belmont.

O gênero era especialmente plataforma, mas a ação, os elementos de RPG e a presença de criaturas de todos os tipos (da Morte a uma legião de demônios unidos em uma grande estrutura) consagraram a franquia. Atualmente, ela anda um pouco esquecida, mas está marcada no hall da fama da indústria.

27 de setembro de: The King of Fighters '96 chega ao Neo-Geo e ao Sega Saturn

O terceiro capítulo da franquia de luta da SNK estreou nos fliperamas japoneses um pouco antes, mas para consoles o título só apareceu em setembro de 1996. Geese Howard (como chefe do Boss Team), Vice e Mature estrearam nesta edição de KOF ‘96, que trouxe ainda pequenas interações entre lutadores que eram parentes, amigos ou rivais antes das partidas.

Foram poucas as variações no gameplay (a maioria substituições ou evoluções de elementos já utilizados antes), mas o jogo no geral foi bem recebido e deu continuidade à franquia.

28 de setembro de 1990: Mega Man 3 é chega ao Nintendinho no Japão

O jogo de ação e plataforma Mega Man 3 seguiu na mesma qualidade (e dificuldade insana) de seus antecessores, inserindo ainda novidades como o cão-robótico Rush e o deslize pelo chão. O criador da franquia, Keiji Inafune, diz que esse é o que ele menos gosta dos primeiros títulos — o game teve vários problemas de bastidores e a produção da Capcom implicou com vários aspectos do título.

29 de setembro de 1996: Nintendo 64 desembarca no Ocidente com Super Mario 64

Meses depois do lançamento em terras japonesas, chegou a hora do outro lado do mundo também receber o na época mais recente e ambicioso console da Nintendo. O “meia quatro” trazia um controle bem fora do convencional e cheio de botões, assim como o salto para gráficos totalmente em 3D — ainda que extremamente poligonais.

E não havia forma de propagandear melhor o console do que com Super Mario 64, que revolucionou mais uma vez a franquia. O jogo Pilotwings 64 também foi disponibilizado desde o lançamento.

29 de setembro de 2000: Dino Crisis 2 é lançado nos EUA para o PlayStation

Outro segundo título fazendo aniversário é Dino Crisis 2! O jogo traz a protagonista Regina no “futuro” de 2010 encarando mais uma aventura bizarra contra dinossauros. Esse capítulo é mais focado em ação e se tornou algo mais original que o primeiro, que era mais comparado com Resident Evil. Infelizmente, desde 2003 não há novidades sobre a série, apesar da insistência dos fãs saudosistas.

Colunas anteriores:

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.