Memory Card: os lançamentos históricos da semana (30/09 a 06/10)

Memory Card: os lançamentos históricos da semana (30/09 a 06/10)

Último Vídeo

Chegou a hora de pular na máquina do tempo do TecMundo Games e saber o que aconteceu no passado na indústria dos jogos. É a coluna Memory Card, o quadro semanal do site com curiosidades, fatos e grandes acontecimentos que marcaram os anos.

Você já sabe como funciona: na sexta-feira, você verá uma seleção especial como a abaixo, contendo uma retrospectiva dos próximos sete dias em aniversários, acontecimentos e fundações. A lista a seguir vai desta sexta-feira (30) até a próxima quinta-feira (6), quando uma nova coluna entra no ar.

30 de setembro de 1997: o primeiro Fallout chega ao PC (EUA)

“War. War never changes.” A frase clássica que ditava o mundo pós-apocalíptico de Fallout apareceu pela primeira vez há 19 anos. Trazendo um sistema de RPG saboroso que incluía ações por turnos (por meio do S.P.E.C.I.A.L.), liberdade pra fazer tudo que você quisesse e com consequência pelas suas ações, a série ganharia milhares de fãs e uma continuação no ano seguinte.

30 de setembro de 1999: Age of Empires II estreia no PC (EUA)

“Wololo!” Este clássico dos games de estratégia está fazendo 17 anos de idade! Campanha histórica, multiplayer lotado de diversão e muitas opções para os jogadores criarem mapas e batalharem. Talvez você lembre até hoje alguns dos efeitos sonoros e até qual civilização era a sua preferida, não é mesmo?

Japão! Os japoneses tinham samurais!

1º de outubro de 1998: MediEvil é lançado ao PS One (EUA)

Essa caveira simpática levantou dos túmulos para estrelar um dos games de aventura mais cômicos e divertidos do PlayStation. Sir Daniel Fortesque, o primeiro guerreiro a morrer na guerra contra o feiticeiro Zarok, é revivido sem querer pelo vilão e agora busca acabar com o reinado sombrio que tomou conta de Gallowmere.

2 de outubro de 1997: Castlevania: Symphony of the Night estreia no PS One (EUA)

“What is a man?” Ah, essa frase clássica abre com muita nostalgia esse episódio da série Castlevania com todos os elementos que os fãs lembram até hoje: segredos, magias, RPG, batalhas inesquecíveis e monstros devastadores. Deu vontade de jogar novamente?

3 de outubro de 1989: Prince of Persia chega ao Apple II (EUA)

O primeiríssimo jogo de Prince of Persia estreou neste exato dia para a plataforma da Apple. O sucesso do game estimulou adaptações em inúmeros computadores e consoles nos próximos anos, incluindo o MS-DOS, NES/SNES, Game Gear, Sega CD e Macintosh.

4 de outubro de 1995: Super Mario World 2: Yoshi's Island é lançado ao SNES (EUA)

Como falar desse jogo sem lembrar a abertura inesquecível? Com uma trilha sonora memorável, um estilo artístico único e desafios envolvendo o fiel companheiro de Mario, Yoshi’s Island conquistou o coração dos gamers — seja pelas continuações seguintes ou por este mesmo clássico que faz aniversário.

4 de outubro de 2000: Street Fighter III: 3rd Strike estreia no Dreamcast (EUA)

O episódio mais famoso de Street Fighter III chegou ao ocidente nesse dia especialmente para o Dreamcast. Com mecânicas totalmente novas para a série, Third Strike embalou o cenário competitivo dos games de luta e foi responsável por uma das viradas mais incríveis já vistas nos video games — não é mesmo, Daigo?

6 de outubro de 1995: Ultimate Mortal Kombat 3 estreia nos fliperamas (EUA)

A chegada da versão “Ultimate” de Mortal Kombat 3 foi um sucesso nos fliperamas dos Estados Unidos. Trazendo mais personagens, novidades e um gráfico impressionante para a tecnologia da época, UMK3 se manteve como o game mais competitivo da comunidade mesmo com a entrada da série nas quatro dimensões.

E isso só mudou em 2011, com o lançamento de Mortal Kombat 9 para PlayStation 3 e Xbox 360.

6 de outubro de 2003: MU Online é lançado para PC (EUA)

MU Online apareceu na Coréia do Sul em 2001, mas só em 2003 ela chegou para os ocidentais experimentarem — e em muitos lugares ele fez um estrondoso sucesso. Ativo até hoje e com milhares de servidores alternativos pelo Brasil e pelo mundo, é possível dizer que MU é um dos MMORPG mais antigos e mais lembrados da história dos games.

Colunas anteriores:

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.