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Mercado digital cresce 11% em 2013, mas também tem seus pontos baixos

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GagitechFonte: Gagitech

Embora a venda de jogos tenha apresentado uma redução em 2013, isso não significa que o mercado não tenha comemorado algumas conquistas importantes dentro de determinados segmentos. O grupo SuperData, especializado na análise do setor digital da indústria, apontou, por exemplo, um crescimento significativo nas vendas de títulos neste formato.

De acordo com o relatório divulgado, a distribuição pelas redes online movimentou cerca de US$ 11,7 bilhões em 2013 somente nos Estados Unidos. Isso representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior, em que o montante registrado era de US$ 10,5 bilhões.

E o desempenho foi ainda melhor em dezembro, quando o crescimento atingiu a marca de 36% em relação ao mesmo período de 2012, indo de US$ 862 milhões para US$ 1,2 bilhões.

A origem do dinheiro

O SuperData não traz detalhes desses saltos, mas é possível chegar a algumas rápidas conclusões com base no próprio cenário atual do mercado. Sony, Nintendo e Microsoft estão investindo cada vez mais pesado no formato digital, sobretudo em seus consoles de nova geração, o que certamente ajudou a impulsionar os resultados.

Além disso, a expansão massiva que a Valve apresentou no início desta semana também pode ter alguns reflexos sobre as vendas. Levando em consideração que 41% dos 75 milhões de usuários do Steam são norte-americanos e que, entre outubro e dezembro, mais de 10 milhões de pessoas aderiram ao serviço, o impacto causado chega a ser óbvio.

PC Games NFonte: PC Games N

Isso fica ainda mais evidente quando olhamos para os números referentes às vendas de DLCs ao longo do último ano. Ao todo, foram US$ 2,8 bilhões, 13% a mais do que no ano anterior. Além disso, a venda de conteúdos adicionais se saiu 71% melhor em dezembro último em relação ao mesmo período de 2012.

Segundo o SuperData, o principal responsável por esta expansão foi o PC, principalmente com as promoções de fim de ano do Steam. Os consoles também seguraram bem a barra, principalmente com as ofertas no Black Friday que se focaram na grande base de usuários de PS3 e Xbox 360.

Já em outros setores, quem se deu melhor foram os jogos free-to-play, que arrecadaram US$ 2,8 bilhões no último ano e apresentaram um crescimento de 45% em comparação com 2012. Os títulos para dispositivos móveis seguiram um caminho parecido, fechando o período com um aumento de 28% nas suas vendas.

Por outro lado, os jogos pay-to-play apresentaram uma queda 19%, atingindo a marca de “apenas” US$ 1,1 bi. E isso nem foi em decorrência da queda no número de assinantes desse tipo de jogos, mas da baixa adesão a microtransações, que diminuíram em 21% apenas em dezembro.

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