Banco Central autoriza: agora você poderá abrir uma conta pela internet

1 min de leitura
Imagem de: Banco Central autoriza: agora você poderá abrir uma conta pela internet
Imagem: Prevenir ou Remediar

Em breve, abrir e fechar uma conta corrente vai ficar mais fácil para o cidadão brasileiro. O Conselho Monetário Nacional (CMN), que pertence ao Banco Central (BC), autorizou que as instituições bancárias passem a permitir que seus clientes realizem todo o procedimento para abertura ou encerramento de conta através da internet.

O cliente não vai precisar se dirigir até uma agência física em momento algum para concluir o processo – porém, o banco em questão deverá contar com tecnologias que lhe permitam verificar a identidade do correntista de forma virtual, como o uso de certificados, troca de documentos digitalizados e reconhecimento facial ou de voz. De acordo com Silvia Marques, chefe do Departamento de Normas do BC, esses mecanismos poderão dificultar fraudes.

Vale observar que, apesar disso, todas as outras regras clássicas para abertura de contas continuam valendo: a instituição precisa verificar a situação cadastral do contribuinte junto à Receita Federal, seguir os planos de tarifas padronizados estabelecidos pelo BC e assim por diante. Vale lembrar que, recentemente, o TecMundo publicou uma notícia a respeito do Intermedium, banco que oferece uma modalidade de conta 100% digital que pode ser aberta pela internet.

O que você acha de um banco 100% online, sem agências ou central de atendimento por telefone? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.