EUA x China: novos laptops da Huawei não terão Windows

1 min de leitura
Imagem de: EUA x China: novos laptops da Huawei não terão Windows

Algumas empresas têm aderido ao boicote estadunidense à Huawei de forma bem discreta. É o caso da Microsoft, que por enquanto não fez nenhum anúncio oficial, mas dá para notar que ela também interrompeu o fornecimento de seus serviços e produtos à gigante chinesa — até os laptops dos asiáticos foram retirados da loja eletrônica da companhia de Redmond. Agora, surgem mais indícios de que a empresa realmente vem cumprindo à sanção imposta pelos governo Trump.

Suspensão da Microsoft pode ser temporário, disse a fonte próxima à empresa na China

O South China Morning Post afirma que fontes próximas da Microsoft na China confirmou que o sistema operacional e programas relacionados estão suspensos. O escritório que serve como base para o grupo norte-americano em Shenzhen até mesmo teria fechado as portas. “Isso não quer dizer que a Microsoft não coopera mais com a Huawei. A suspensão dos negócios entre as duas companhias pode ser apenas temporário”, disse essa pessoa.

huaweiFonte: Amazon

Importante ressaltar que o fim do fornecimento vale apenas para os novos produtos. Assim, todas as máquinas que já estão por aí ainda continuam recebendo suporte, como correções de bugs e atualizações de segurança.

E como ficam os novos PCs da Huawei sem Windows?

Bem, ao que parece há uma solução emergencial com o uso de um SO que roda apps de Android e da web. Isso não cobre exatamente as necessidades dos consumidores de notebooks — mas é o que tem para hoje.

Essa onda toda vem em um péssimo momento para a Huawei, que planejava alcançar o top da distribuição de smartphones em todo o mundo e avançava no mercado de PCs nos Estados Unidos. Para a Microsoft, a notícia também não é das melhores, pois o mercado asiático segue em alta e seus serviços de nuvem são muito utilizados por lá — e foram os que lideraram o aumento de receita da companhia ianque nos últimos dois anos.

Assinatura The BRIEFVenha para o The BRIEF

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.