Intel quer acabar com as saídas 3.5 mm para fones

1 min de leitura
Imagem de: Intel quer acabar com as saídas 3.5 mm para fones

Há quantos anos estamos utilizando fones de ouvido conectados em saídas 3.5 mm? Bastante tempo, não? Se depender da Intel, isso tudo vai mudar em breve. Durante um fórum de desenvolvedores em Shenzhen, na China, a companhia revelou os planos para o futuro quanto às saídas de áudio em gadgets.

Vale notar que a Intel é uma das principais companhias responsáveis pela especificação USB Type-C e, por isso, o plano é tornar a porta áudio como padrão no mercado. Para fortalecer a ideia, a Intel divulgou os benefícios da nova tecnologia. Acompanhe:

  • Amplificador: atualmente, os fones de ouvido necessitam do amplificador do dispositivo. Com o Type-C, é possível utilizar um amplificador digital próprio. Ou seja, o som do áudio fica mais consistente independentemente do gadget a que o headphone está conectado.
  • Recursos: por causa da energia extra, os fones de ouvido vão poder oferecer mais recursos. Entre eles, a capacidade de acompanhar os seus batimentos cardíacos, medir a temperatura e até transferir dados para o seu smartphone.
  • Espaço: ao eliminar a porta 3.5 mm, vai sobrar um espaço considerável dentro de um smartphone — que já costuma ter as peças "abarrotadas". Isso vai permitir que o custo de um celular caia ou que fabricantes possam incluir coisas novas.

USB Type-C

Apesar de tudo parecer as mil maravilhas, o mercado de acessórios 3.5 mm é gigantesco, e alterar isso pode ser algo extremamente complicado. Mudanças como essa não levam apenas 1 ou 2 anos. O USB Type-C só tem chance de se tornar padrão se todas as fabricantes e companhias trabalharem em conjunto.

Chegou o fim da porta 3.5 mm? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.