Dropbox ganha scanner de documentos e outras novidades

2 min de leitura
Imagem de: Dropbox ganha scanner de documentos e outras novidades

O Dropbox é talvez um dos serviços de armazenamento na nuvem e sincronização com melhor reputação no mercado, e a companhia que o lançou tem aperfeiçoado cada vez mais o seu produto para agradar usuários corporativos e empresariais que o utilizam como uma plataforma de trabalho colaborativa.

A última atualização trouxe algumas novidades interessantes. A primeira é um scanner de documentos que aciona a câmera do smartphone e ajuda você a tirar fotos perfeitamente centralizadas das folhas. Assim como em outros programas do gênero, Dropbox oferece alguns filtros, remove o background automaticamente e permite salvar tudo em um conveniente PDF.

Uma característica de destaque do scanner é a presença do interpretador e do indexador, que detectam textos legíveis presentes nos papéis escaneados. Isso permite que, posteriormente, essas palavras sejam utilizadas no campo de busca para localizar os arquivos. Infelizmente, essa última funcionalidade só poderá ser aproveitada pelos assinantes “Bussiness”. Nem os usuários “Pro” nem os gratuitos terão acesso ao indexador.

Somente no iOS

É importante destacar que, pelo menos por enquanto, o scanner apenas está disponível no app para iOS. O recurso deverá ser incorporado no cliente para Android, mas ainda não há uma data definida para que isso aconteça.

Outra mudança legal – que desta vez não está restrita ao iOS – se encontra no cliente para desktop. Agora, o programa permite que arquivos e diretórios sejam compartilhados diretamente no Windows Explorer/Finder. Antes, para compartilhar um item ou alterar suas permissões, era necessário acessar a interface web.

A segurança também foi reforçada, já que arquivos individuais podem ser compartilhados privativamente com pessoas específicas. Isto é, ao abrir o link do item, será exigido que a pessoa que o recebeu faça login em sua conta do Dropbox para validar a permissão. Antes, arquivos compartilhados podiam ser acessados por qualquer pessoa que obtivesse a URL.

Mais versátil

Pensando em tornar a plataforma cada vez interessante para as pessoas que trabalham em equipe, o Dropbox ainda incorporou um sistema de mensagens para arquivos do Office e documentos de texto em geral (como PDFs). Os comentários podem ser adicionados a partes específicas de um documento, bastando selecionar o trecho desejado.

As mudanças recentes podem até mesmo passar desapercebidas pelos usuários mais básicos que usam o serviço apenas para armazenas fotos e arquivos, mas certamente serão valorizadas pelos profissionais que utilizam o Dropbox como ferramenta de trabalho. A companhia sabe que o dinheiro está no mundo coorporativo e empresarial, e é a esse mercado ela tem direcionado seus esforços ultimamente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.