Como a IBM utiliza IA para descobrir seu perfil de desenvolvedor

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como a IBM utiliza IA para descobrir seu perfil de desenvolvedor
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A IBM vem se destacando bastante nos últimos anos ao usar a plataforma Watson, de inteligência artificial, para resolver problemas do dia a dia. Só para você ter uma ideia, a tecnologia é utilizada na otimização de cadeias de distribuição de alimentos, para garantir mais segurança em transações bancárias e até para ajudar na preservação de animais ameaçados de extinção.

Algumas inovações também chegaram para auxiliar a rotina de quem trabalha com programação. É o caso do IBM Profile Definer, uma iniciativa da IBM desenvolvida em parceria com a NZN, empresa responsável pelo TecMundo. O Profile Definer aplica a inteligência artificial da companhia na tarefa de mapear seu perfil de desenvolvedor e entregar conteúdo especializado com base nesses interesses.

Isso é feito utilizando dados do seu perfil na plataforma Stack Overflow, espaço onde profissionais e entusiastas da área trocam experiências de trabalho. Mediante a análise desses dados, é possível saber quais assuntos são mais interessantes para cada usuário e descobrir a categoria em que ele se encaixa melhor. A partir desse ponto, a IBM vai recomendar diversos conteúdos para aperfeiçoar suas habilidades.

Mas o que acontece com quem não tem uma conta na plataforma? Como explica a cientista de dados Leticia Lapenda no vídeo abaixo, a IBM utilizou o Watson Assistant para cobrir esses casos. Essa ferramenta permite a criação de chatbots com uma interface amigável e vai conversar com você até obter todas as informações necessárias para montar o perfil.

Conheça o IBM Blue Profile

O IBM Profile Definer mudou e agora se chama IBM Blue Profile. Além disso, ganhou conteúdos exclusivos, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados, Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.