Do túnel do tempo: veja um raro Apple W.A.L.T de 1993 funcionando [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Do túnel do tempo: veja um raro Apple W.A.L.T de 1993 funcionando [vídeo]

Quem utiliza o MacBook certamente sonha com o momento em que o aparelho vai receber uma tela sensível ao toque. Entretanto, o que muitos talvez não saibam é que Apple já experimentou isso em um dispositivo que lembrava um computador: o W.A.L.T, de 1993. Ele infelizmente não chegou às lojas, mas recentemente foi divulgado um vídeo na rede mostrando o seu funcionamento.

A gravação que você confere nesta notícia mostra uma versão protótipo do W.A.L.T (sigla para Wizzy Active Lifestyle Telephone), que parece ser uma mistura de um Mac, um Apple Newton e um telefone. Ele conta com uma tela sensível ao toque, além de uma stylus para facilitar a navegação do usuário.

Outro detalhe importante: o sistema operacional contido nele é o System 6 da família Mac OS Classic, e o aparelho usa um HyperCard como interface de usuário. Também é possível perceber um sistema de reconhecimento de caligrafia, algo que já podemos considerar muito à frente da época em que ele foi projetado.

Ainda que ele não tenha garantido o seu lugar ao sol, é interessante ver um modelo totalmente funcional do W.A.L.T para comprovar que, lá atrás, a Maçã já tinha algumas ideias que poderiam ser consideradas revolucionárias por muitas pessoas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.