Anunciado em 2014, Crackdown 3 passou por um processo de desenvolvimento conturbado, marcado por diversos adiamentos. Segundo a Eurogamer, a Microsoft chegou ao fim de seu “estoque de paciência” em relação ao game, e não está disposto a mudar a data de lançamento atualmente fixada no dia 22 de fevereiro.
Em condição de anonimato, vários desenvolvedores envolvidos no projeto afirmaram estar descontentes com seu andamento e com a maneira como ele foi conduzido. “Depois de a Microsoft decidir adiar Crackdown 3 novamente — a última vez que a companhia está disposta a fazer isso, pelo que ouvi — os diversos desenvolvedores trabalhando nele se depararam com seis meses de trabalho depois de pensar que estariam finalizados com o projeto em junho de 2018”, afirma o editor Wesley Yin-Poole.
“Para muitos desenvolvedores trabalhando em Crackdown 3, esse mais recente adiamento significa potencialmente mais crunch [a prática de trabalhar além das horas convencionais] para aquilo que muitos acreditam que vai um lançamento desapontador, não importa quanto dinheiro ou recursos a Microsoft dedique a ele”, complementa.
A Eurogamer também revelou que Dave Jones, criador da série, nunca foi um desenvolvedor permanente da sequência, trabalhando nela meramente como um consultor. “A Sumo realmente estava fazendo o desenvolvimento”, afirmou Jones. “Isso é bom. Assim que ele estava a caminho e sob desenvolvimento, meu papel diminuiu de qualquer maneira”.
Sumo é a principal desenvolvedora
Além da Sumo, estúdios britânicos como a Ruffian e a Red Kite também contribuíram com Crackdown 3 — a Ruffian foi a responsável por Crackdown 2, que teve uma recepção bastante diferente do game original. Segundo a Eurogamer, o novo título passou por diversas mudanças em seu escopo, já que seria impossível cumprir a visão grandiosa original. Além disso, os profissionais envolvidos sofrerem com a falta de um caminho sólido e de um gerenciamento transparente.
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, afirmou que a Sumo deve ser considerada a principal desenvolvedora do game e que Dave Jones foi essencial para criar as bases dos sistemas e do design. “Ele é alguém que é ótimo em iniciar games e colocar essas ideias no lugar”, afirmou o executivo.
Depois do adiamento, a Microsoft colocou Ken Lobb, veterano da RARE, para gerenciar a equipe responsável e garantir que Crackdown 3 vai agradar não somente aos fãs do game original, mas também aqueles que nunca tiveram experiências com a série. Segundo Spencer, a decisão de trazer o game em fevereiro tem a ver com dar ele uma janela ideal e que esteja distante de títulos como Red Dead Redemption 2, Call of Duty e Assassin’s Creed.
A data escolhida foi o dia 22 de fevereiro, mesmo dia em que games como Days Gone, Anthem e Metro: Exodus chegam ao mercado. Resta esperar para descobrir se, nesse ambiente igualmente competitivo, o game vai conseguir se destacar e agradar aos fãs que estão esperando tanto tempo por ele.
Participe agora deixando seu comentário
Adicionar conta
Ainda não tem conta? Criar conta
Adicionar conta
Ainda não tem conta? Criar conta
Criar nova conta com: